fbpx Skip to main content
Pele sensível como evitar problemas com a depilação

Pele Sensível: Conheça 4 cuidados para evitar e tratar

Uma pele sensível é do tipo que possui complicadas condições e chega a apresentar diversos tipos de irritação. Aliás, esse tipo de pele pode ser considerada até mesmo muito imprevisível, podendo ter a aparição de manchas vermelhas, coceira, queimação, repuxamento e, em casos mais extremos, feridas menores a qualquer hora do dia.

Não há quem negue que a depilação é uma das maiores aliadas da beleza, mas é também um dos momentos que podem ser os mais doloridos, não é mesmo? Além disso, é preciso tomar muito cuidado, pois a depilação pode trazer alguns problemas, principalmente para quem tem a pele sensível, como seu alto potencial irritativo, pelos encravados e ardência.

A camada mais externa da epiderme, que a gente já está super familiarizado, é chamada de camada córnea e quando ela está estável, trabalha em conjunto com o manto hidrolipídico intacto, sendo uma proteção natural tanto a penetração de substâncias nocivas quanto fazendo a regulação da perda de água transepidérmica. Porém, quando há enfraquecimento dessas defesas naturais, a pele se torna mais sensível.

Existem diversas causas, inclusive, que tornam a pele mais sensível, como o envelhecimento, desequilíbrio hormonal, quem sofre com peles que ficaram ressecadas, com dermatite atópica… outras causas são alergias e desidratação. Externamente pode haver causas devido a mudanças de estação, determinados sabonetes e detergentes, além de tratamentos médicos.

Apesar da depilação de ser um processo muitas das vezes complicado para as peles sensíveis, existem algumas formas de evitar esses problemas de vermelhidão, coceira e aspereza que podem ser acarretados pela depilação. Vamos conferir? Acompanhe o post de hoje!

Hidrate sempre a pele sensível

Uma pele sempre hidratada é muito mais saudável e já é meio caminho andado para que não ocorram problemas com a depilação. Isso porque ela vai estar mais firme para receber seja lá qual for o tipo de processo depilatório que você escolher.

Faça a hidratação de sua pele logo após o banho. Já que a sua pele é mais sensível, é mais do que primordial que você faça a aplicação no dia a dia com um creme ou loção hidratante com ativos que acalme, proteja e ajude a restaurar a barreira cutânea, como, por exemplo, a manteiga de karité, glicerina e pantenol, conforme aponta o site Derma Club.

Porém, após se depilar, não utilize cremes ou desodorantes, especialmente se eles tiverem álcool em sua fórmula, pois são substâncias irritantes. Isso agride a pele, principalmente se sua pele for sensível. Prefira sempre aplicar cremes com agentes anti-inflamatórios e calmantes.

Faça esfoliação com regularidade

Outra dica que ajuda muito a manter uma pele sadia e pronta para ser depilada é a esfoliação. Mesmo que pessoas com a pele mais sensível tenha receio, é muito importante colocar isso em sua rua rotina de cuidados.

Se você tiver problema de pelos encravados, então, é melhor ainda! Essa é uma forma não só de evitar problemas e prevenir pelos encravados, mas também de deixar a pele mais suave e limpa.

Ao esfoliar a pele, você remove células mortas, limpa os poros e facilita e muito a remoção dos pelos na hora da depilação! O ideal é fazer isso regularmente, de preferência, uma vez por semana.

Mas antes de você iniciar qualquer esfoliação, consulte um médico dermatologista e certifique-se que a região não tem sinais de irritação, coceira, vermelhidão ou até mesmo pequenas feridas. Caso tiver, isso pode agravar consideravelmente o quadro, conforme o site Derma Club sinaliza.

Escolha a depilação certa para o seu tipo de pele

Hoje em dia, existem várias opções e técnicas de depilação, como cremes depilatórios, depilação com linha, ceras, pinças, lâminas, fotodepilação e a depilação a laser. O ideal é descobrir qual é o seu tipo de pele e procurar saber qual técnica é a mais recomendada para você. Isso ajuda a evitar muitos problemas.

Métodos como o creme depilatório e a lâmina, por exemplo, por mais que não arranquem os pelos pela raiz (o que pode parecer agressivo para algumas pessoas), também danificam a pele, tanto as sensíveis como as que não são. Os cremes depilatórios possuem químicas bastante fortes em seus componentes, já a lâmina, com o uso frequente, pode causar irritação, foliculite e cortes.

A depilação a laser é, sem dúvidas, a mais indicada, principalmente para uma pele sensível. Os resultados são duradouros e capazes de eliminar definitivamente até mesmo os pelos mais grossos e escuros, como no caso do laser de Alexandrite, que penetra com boa profundidade na pele.

Imagine que você não tenha que se preocupar tanto com depilação e muito menos com os malefícios de métodos tradicionais que, ao parecerem inofensivos, podem se tornar grandes vilões. A pele sensível pode sofrer ainda mais com isso.

Tenha alguns cuidados após a depilação

Depois de retirar os pelos indesejados, a pele sensível precisa ser tratada com produtos que contenham ativos calmantes e anti-inflamatórios, como já foi dito anteriormente. Geralmente, são produtos com erva doce e aloe vera, por exemplo. Além disso, fuja dos óleos e cremes hidratantes muito fortes, pois isso pode causar foliculite (aquela inflamação nos poros) e piorar a situação.

Após a sua depilação, evite também o contato direto com o sol, pois isso pode causar manchas, por isso, use sempre protetor solar e proteja sua pele da exposição de raios UVA e UVB. Outro vilão pós-depilatório são as roupas apertadas, que podem ajudar a inflamar as áreas depiladas. Elas também contribuem para o encravamento de pelos, então tome cuidado!

Os cuidados devem ser um pouco mais monitorados, aliás, uma pele sensível requer mais cuidados do que você já deve ter conhecimento. É necessário estar sempre em contato com um dermatologista e tendo uma rotina de cuidados mais saudável, além de evitar coisas básicas como banhos quentes.

É possível ter uma pele lisa e saudável com depilação somada a esses cuidados básicos, principalmente quando se trata de uma pele sensível.

Caso você tenha dúvidas sobre procedimentos, acesse o nosso site e conheça as nossas melhores soluções em depilação a laser! Ou conheça os tipos de lasers que podem ser ideais para você.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] lembrar que os esfoliantes variam de acordo com os tipos de pele. Peles sensíveis requerem produtos de textura mais uniforme, com microgrânulos menores. Esses produtos suaves […]