Hidratação no inverno: saiba o que você precisa fazer

Hidratação no inverno: saiba o que você precisa fazer

Com as baixas temperaturas e clima seco do inverno, acabamos ingerindo menos água,  deixando de repor as perdas que nosso organismo sofre durante o dia. A falta de ingestão de líquidos pode até elevar a pressão arterial, sabia? Isso porque para compensar a falta de hidratação, o organismo retém sódio (para manter o volume de água no corpo). A falta de hidratação também sobrecarrega o rim, órgão responsável pelo trabalho de eliminação de toxinas e resíduos. Do mesmo modo, podemos ficar mais vulneráveis à doenças do trato respiratório, típicas da estação.

Veja as dicas que temos para você manter a hidratação do seu corpo no inverno:

Líquidos

Beba líquidos com frequência. A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa, mas recomenda-se para um adulto cerca de 2-3 litros por dia. Prefira chás ou sucos naturais a refrigerantes. IMPORTANTE: O organismo possui um limite de absorção, então tome líquidos com intervalos e não de uma vez só.

Alimentação

Com o frio do inverno uma sopa cai super bem né? E pode ser uma fonte de hidratação também, com a ingestão de fibras, minerais e vitaminas. Utilize verduras e legumes como abobrinha, tomate, pepino e cenoura. Além disso, inclua na sua alimentação frutas como melão, laranja, abacaxi e melancia que são ricas em água.

Produtos hidratantes

Hidrate sua pele com produtos à base de ureia e glicerina, que são altamente hidratantes. Para que os lábios não ressequem, use batons ou protetores labiais. O nariz pode ser hidratado com soro fisiológico, assim como os olhos e para estes também há colírios que ajudam a manter a lubrificação, evitando doenças como conjuntivite.

Banho muito quente, não!

Parece bom, mas quanto menos tempo nosso corpo estiver em contato com a água quente, melhor. A água quente  resseca a pele. Se puder, utilize sabonetes hidratantes ou óleos para banho.

Umidificação do ar

Umidificar o ambiente no qual você circula ou permanece por um bom tempo é bastante importante também. Você pode fazer isso usando aparelhos específicos que umidificam o ar, também utilizando toalhas molhadas ou refratários cheios de água. Ao manter as vias aéreas hidratadas você evitará doenças respiratórias como rinite, sinusite, faringite e gripes.

Ar condicionado é bom evitar

Ambientes com ar condicionado acabam ressecando principalmente as vias aéreas superiores (nariz, boca, garganta, etc). Isso cria uma atmosfera propícia a infecções, como faringite, laringite e rinite.
 



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