fbpx Skip to main content
6 alimentos que fazem bem para a pele e cabelos

6 alimentos que fazem bem para a pele e cabelos

Para garantir uma pele e cabelos sempre bonitos e vistosos, o primeiro passo é estar atenta à alimentação — afinal, tudo o que consumimos age diretamente na nossa saúde e na aparência! Investir numa dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e bastante água é essencial para conquistar uma pele saudável e cabelos fortes e brilhantes.

É claro que existem outros muitos alimentos que são super benéficos para o cabelo e a pele, mas separei para você somente 6 deles que também podem ser um “plus” para outros problemas.

Uma dica antes você iniciar um “dieta” para melhorar a aparência, o ideal é que você consulte sempre um nutricionista. Por mais simples que tudo pareça, cada pessoa tem suas necessidades alimentares no dia a dia.

Confira nossa lista de 5 alimentos que fazem bem para a pele te ajudarão a alcançar esse objetivo!

 

Frutas vermelhas

Morango, framboesa e amora são ótimos alimentos para pessoas com a pele oleosa e propensa a formação de acnes. Isso porque são ricos em vitamina C, cianidina e flavonoides, substâncias que atuam diretamente no combate ao envelhecimento precoce, excesso de oleosidade, na produção de colágeno —- tecido que promove a sustentação da pele e, de quebra, é anti-inflamatória.

A vitamina C ainda age beneficamente na saúde dos cabelos, pois ativa a microcirculação sanguínea do couro cabelo, promovendo o crescimento mais rápido de fios mais resistentes à quebra e ao ressecamento.

Como consumir: as frutas devem ser consumidas diariamente em sucos, vitaminas, iogurtes ou gelatinas. Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

Castanha-do-pará

Essa fruta merece um cantinho especial nas dietas: é uma oleaginosa fonte de zinco, e a carência desse mineral deixa o cabelo pouco resistente à queda e sem brilho. Sua ingestão, na dose ideal, ajuda no crescimento capilar, a reduzir o excesso de oleosidade, protege o coração contra doenças cardiovasculares e ainda previne a descamação do couro cabeludo.

A castanha-do-pará ainda é importantíssima para quem quer combater a flacidez da pele, pois previne o envelhecimento e enrijecimento dos tecidos, contribuindo para manter a elasticidade do rosto e do corpo.

Como consumir: de 2 a 3 unidades por dia.

Soja

A soja é uma forte aliada, tanto para peles ressecadas e para os cabelos, quanto para a saúde como um todo. A leguminosa tem propriedades que ajudam a combater o ressecamento da pele e ainda melhoram sua elasticidade.

Além disso, é também uma rica fonte de proteína, nutriente que compõe 97% dos fios capilares. Quando não há qualidade suficiente dessa substância, o organismo tem dificuldade de produzir os novos fios que irão substituir os que caíram. Sua falta ainda faz com que o cabelo se torne fraco, quebradiço, fino, seco e sem brilho.

Um bônus desse alimento é o fato de que ele reduz o colesterol, pois esse tipo de doença ajuda a danificar os vasos sanguíneos.

Como consumir: você pode ingerir soja de diversas maneiras, em grãos nas saladas, sopa de missô (massa de soja) ou através da substituição do queijo tradicional por tofu e do leite de vaca pelo leite e sucos à base de soja.

Iogurte Magro

Ricos em probióticos — bactérias que ajudam no intestino —, o iogurte garante a vitalidade da pele ao promover o equilíbrio do organismo. Além disso, o iogurte também é fonte de aminoácidos e vitaminas do complexo B, que atuam no fortalecimento da fibra capilar e favorecem o armazenamento de queratina no fio, tornando-os mais resistentes.

Outro ponto alto é que ele ajuda na redução da pressão arterial.

Aliás, o consumo de lacticínios ajudam a manter uma dieta equilibrada. Mas para que isso aconteça, você deve substituir o integral pelo desnatado, pois as taxas de lipídios são bem menores, se comparar.

Como consumir: 1 copo (200 ml) por dia.

Salmão

Fonte de proteínas de altíssima qualidade, esse peixe oferece também boa quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio. Juntas, essas substâncias atuam no combate a inflamações, melhoram a circulação, garantem a chegada de nutrientes ao bulbo capilar e protegem o couro cabeludo dos raios ultravioleta, deixando cada vez mais macio e saudável.

O Ferro e a Vitamina D também são responsáveis pelo fortalecimento dos fios, garantindo brilho e o combate à queda.

Para a pele, o salmão também é um ótimo aliado contra o câncer: sua carne é rica em vitaminas C e D, que combatem o crescimento desordenado das células.

Além disso, o salmão possui diversas receitas super saudáveis e práticas.

Como consumir: 1 posta ou filé, de duas a três vezes por semana.

Carnes vermelhas

De acordo com uma matéria do blog Minha Vida, por mais que o consumo das carnes brancas, como peixe, seja muito mais saudável que a carne vermelha, ainda não é mantida por muito tempo já que são mais caras, dá de transformar as carnes vermelhas em um alimento saudável.

O maior exemplo é fazer espetinhos de churrasco intercalado com legumes. Outras alternativas são intercalar o consumo com a carne branca, como o frango.

E atenção: fique longe de embutidos, como a salsicha. O motivo? Rica em gordura e sódio, o que é péssimo para o coração.

Como consumir: Uma ou duas porções de carne vermelha por semana.

É importante também você entender que o consumo em excesso de todos esses alimentos faz mal, assim como tudo que é de mais. Vá no nutricionista e veja as quantidades ideias para seu corpo, que é garantido o sucesso de uma pele e cabelos maravilhosos.

Agora que você já sabe quais são os melhores alimentos que fazem bem para a pele e para os cabelos, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas nossas dicas de beleza e saúde!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of