fbpx Skip to main content
10 alimentos que só parecem, mas não têm nada de saudáveis

10 alimentos que só parecem, mas não têm nada de saudáveis

Muitos alimentos que estão presentes em dietas e são considerados pela maior parte da população como saudáveis, não são o que parecem. Pelo contrário, às vezes estão sabotando quem deseja restringir as calorias ingeridas por dia e, pior, podem até causar danos à saúde.

Alguns hábitos alimentares podem ajudar a termos mais energia no dia a dia, além da perda de peso e dar um bom funcionamento ao nosso corpo. Mas acabamos, muitas vezes, caindo em diversos contos de alimentos que se dizem fit ou light.

Deixa eu te dar uma dica: nem tudo que tem “integral” no nome, é, de fato, saudável. Se você ler o que está na composição desses produtos, vai se surpreender bastante. Então é bom estar atento!

Neste post falaremos sobre as características de 10 alimentos bem conhecidos e alguns cuidados que se deve ter, caso sejam consumidos.

1 – Gelatina

A gelatina é uma sobremesa bastante tradicional e caiu no gosto popular, pois é simples de fazer. Mas cuidado, para quem deseja ter uma alimentação saudável, ela não é aconselhada. Isso porque, a gelatina é basicamente constituída por vísceras, resto de animais e colorida artificialmente.

Para você ter uma noção, a gelatina de morango, que talvez seja a mais conhecida, tem sua cor dada pelo uso de corantes e seu sabor vem de aromatizantes. E a fruta? Nada. Bom, uma alimentação saudável não se dá pela artificialidade dos produtos, e sim pela naturalidade deles.

A versão light ou diet também acabam não escapando, sendo que, segundo nutricionistas, acabam sendo piores que suas versões tradicionais. Enquanto as tradicionais são ricas em açúcar, a versão que era para ser mais saudável acaba sendo rica em

Uma sugestão para quem gosta é fazer uma gelatina natural ou também conhecida como gelatina caseira. Um tipo menos nocivo desse alimento é a versão incolor que contém sucos naturais, frutas e iogurtes em sua composição.

2 – Barra de cereal

Que elas são práticas, não tem como negar né? De certo modo, elas aumentam a sensação de saciedade e dão energia. No entanto, muitas barrinhas de cereais são, na realidade, ricas em açúcar e sódio. Então, é importante conferir no rótulo quais são os ingredientes.

Uma dica: o primeiro item é o que está em maior quantidade no produto. Sendo assim, procure marcas em que a fibra esteja no início da lista. Opte pelas barrinhas com frutas, flocos de milho, mel, aveia e castanhas.

3 – Peito de peru

Quando falamos a respeito de embutidos, ele pode ser considerado o “menos ruim”. Apesar de possuir poucas calorias e baixo teor de gordura, o peito de peru tem muito sódio na sua composição.

O excesso de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras. Veja outros alimentos campeões em sódio.

Pôr o peito de peru no mesmo patamar de um alimento saudável pode ser considerado um enorme mito, aliás, esse tipo de alimento tem mais pontos negativos do que positivos.

Você sabia que o nível de sal nesse alimento pode ser superior a 1.000mg a cada quatro fatias? Bom, isso equivale a mais de 1g de sal e depende da marca. O normal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo de 5g/dia de sal é o ideal. Nutricionistas explicam que o sal é composto de sódio (40%) e Cloro (60%), sendo assim, 5 gramas de sal equivalem a dois de sódio.

4 – Água saborizada

Essas águas são muito utilizadas como auxiliares para aumentar a hidratação. No entanto, para que isso aconteça é necessário ter uma rotina alimentar com água, frutas e frutos naturais. As águas saborizadas industrializadas podem ser comparadas a refrigerantes devido ao teor de açúcar que possuem.

Certos processos químicos acabam alterando a alcalinidade da água. Isso acaba tirando certa quantidade de nutrientes e minerais. Caso você queira, de uma vez por todas, ter uma vida saudável, a melhor opção de água é que não possui sabor.

A água é extremamente importante para nossa saúde, além disso, devemos consumir uma boa quantidade diária para que nosso organismo trabalhe corretamente.

5 – Pão integral

Não é porque é pão integral que não tenha calorias, a farinha integral é quase tão calórica quanto a branca. Porém, o pão integral possui nutrientes e fibras que geram a sensação de saciedade por mais tempo. Só que, preste atenção, a maioria não é 100% integral e, sim, apenas enriquecido com esse tipo de farinha.

Embora o pão seja integral (não enriquecido com a farinha), ele ainda possui a mesma quantidade de calorias que a farinha branca usada em outros pães. Alimente-se com moderação e claro, com auxílio de um nutricionista.

Sendo assim, o mais seguro é ingerir somente uma única castanha por dia, podendo ultrapassar esse número de vez em quando, mas tendo cuidado para não ser uma rotina.

6 – Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é rica em selênio que, ao ser ingerido, se liga às proteínas já existentes formando enzimas antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento celular. Esse é um alimento que traz benefícios à saúde, todavia, tem alto valor calórico. Então, se não quiser sabotar sua dieta, coma com moderação!

Para um adulto, a quantidade ideal de selênio que pode ser ingerida por dia são de 55mcg. Uma única castanha possui de 200 a 400 microgramas de selênio. Sendo quatro a sete vezes mais do que o recomendado por dia.

7 – Granola

A granola que compramos pronta pode enganar. Ainda que, geralmente, contenha ingredientes que fazem bem à saúde, é um produto rico em açúcar e gordura. 100g de granola podem conter cerca de 500kcal. Contudo, se você adora comer granola, a dica é fazê-la em casa para reduzir o teor de gordura e açúcar.

Apesar de ter diversos benefícios, como ser um alimento rico em fibras, a granola, em excesso, pode estar ligado ao aumento de peso, já que armazena o excesso de energia em forma de gordura corporal.

8 – Frutas desidratadas

Este é outro alimento que faz a cabeça de alguns, principalmente por ser uma opção de lanche bem prática. Entretanto, fique atento, pois dependendo da marca, podem ter açúcares adicionados. Além do que, o processo de desidratação concentra a frutose e reduz o teor de fibra e vitaminas.

Sendo assim, dê preferência a fruta no seu estado natural. A adição desses açúcares se dá através do xarope de glucose e por isso, antes de consumir esse tipo de produto, leia o rótulo com atenção.

9 – Suco de caixa

Alguns sucos de caixa têm tanto quanto ou até mais açúcar do que refrigerantes. Preste sempre atenção aos rótulos e ingredientes. Também costumam ter uma quantidade grande de sódio, que já falamos anteriormente, não faz nada bem ao organismo. Sem falar nos corantes e aromas artificiais, ou seja, muita química.

É sempre bom optarmos pelos alimentos naturais, até mesmo na versão suco. As frutas melhoram o funcionamento do nosso sistema imunológico, porém, quando alterados de seu estado natural para a versão artificial, seus benefícios se perdem. Prefira sempre o natural!

10 – Bolachas digestivas

Elas parecem naturais, prometem regular o trânsito intestinal e aumentar os níveis de saciedade. Só que este é um clássico exemplo de alimento que parece saudável e não é. Na realidade, esse tipo de bolacha possui uma grande quantidade de gordura, muitas vezes, contendo gordura saturada, açúcar e sal.

Alguns alimentos enganam, não é mesmo? Com todas essas informações, deu para ver que não devemos ingerir qualquer alimento e, também, que não podemos exagerar no consumo de alguns deles. Viver uma vida saudável vale a pena, mas para isso, é necessário ter uma série de cuidados e sempre buscar informações.

Acompanhe o nosso blog, estaremos sempre trazendo conteúdos com dicas e informações que auxiliam o seu dia a dia.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gloria Anaruma
Gloria Anaruma
04/09/2019 19:02

Muito instrutivo o conteúdo. Desconhecia a origem da “inocente” gelatina. Foi o melhor conteúdo entre os outros, apenas discordo ou talvez não esteja bem explicado, sobre a gelatina incolor, que é pior ainda do que a colorida, porque devido ao cheiro dos restos dos animais ela passa por processos químicos para retirá-lo. Gratidão pela postagem