A promessa é tentadora: pele livre dos pelos em cinco minutinhos, sem dor e sem sair de casa. Pode ser o sonho de uma boa parte das pessoas, pois quem nunca foi surpreendido pela necessidade urgente de se livrar dos pelinhos, assim, de uma hora para outra?
Mas o creme depilatório é realmente seguro? Como ele funciona? Que substância ele tem que o faze eliminar os pelos? Existem riscos para a pele? E a durabilidade da depilação? Continue a leitura deste post e tire as suas dúvidas!
Como o creme depilatório funciona?
Basicamente, a depilação acontece em três etapas: você aplica o produto na pele, aguarda alguns minutos e retira o creme com os pelos já soltos. Mas, afinal de contas, como essa “mágica” acontece?
O funcionamento do creme depilatório se dá pela base química de formação: as substâncias contidas nela agem na haste do pelo, literalmente desintegrando-a por meio de uma quebra de ligações químicas que mantêm a sua integridade.
Traduzindo em bom português: só a parte visível do pelo é eliminada, portanto ele cresce mais rápido do que nos outros processos depilatórios que agem na raiz, como a depilação a laser.
Como age na pele?
Outro bônus da depilação com creme é seu poder de hidratação. Como ele tem agentes hidratantes e calmantes em sua fórmula, a pele fica mais macia e menos áspera do que depois da depilação com a lâmina, por exemplo.
Contudo, como se trata de um produto bastante químico, os riscos de alergias, irritações e até mesmo queimaduras são grandes. Por isso, o ideal é que, antes de aplicar o produto, você escolha uma região menor (como o antebraço) para fazer o teste de sensibilidade e confirmar se não há alergia ao produto.
Os cremes ainda oferecem uma série de limitações quanto ao uso: regiões muito sensíveis, com irritações e machucados, ou pessoas que fazem uso de ácido não devem ser depiladas com o produto.
Quando tempo dura a depilação?
Como já falamos, o creme depilatório não age na raiz do pelo, portanto sua durabilidade é baixa: aproximadamente sete dias. Ou seja, os pontos positivos — praticidade e agilidade — são contrabalanceados pela pouca durabilidade.
Creme depilatório x depilação a laser: qual compensa mais?
Se você está buscando métodos menos doloridos que as ceras quente e fria e os aparelhos depilatórios, tanto o creme depilatório quanto o laser se apresentam como alternativas.
Entretanto, enquanto o creme oferece uma durabilidade restrita, além de ter muitos químicos em sua fórmula — o que pode gerar sensibilidade, alergias e agressões à pele —, a Depilação a Laser age na raiz, favorecendo uma depilação duradoura. Ela pode ser feita em qualquer região do corpo (exceto nas sobrancelhas) e sem prejudicar a saúde da derme, ajudando até quem sofre de foliculite. Ou seja: pele lisinha por muito mais tempo e com muito mais saúde!
Agora que já sabe como funciona e quais são os riscos do creme depilatório, deu para perceber que o laser pode ser uma escolha muito mais vantajosa para uma quem quer um resultado prolongado. Descubra agora os mitos e as verdades por trás da depilação a laser. Você vai se surpreender!