fbpx Skip to main content
Tipos de depilação: como cada um funciona

Métodos de depilação: como cada um funciona

Quem quer se livrar dos indesejáveis pelos no corpo pode apostar em diferentes tipos de depilação — que vão desde os caseiros até os realizados em clínicas e locais especializados. Cada um dos tipos de depilação apresenta vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em conta na hora de escolher.

Para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu corpo, apresentamos algumas dicas sobre os diferentes métodos de depilação. Confira!

Cera

A depilação com cera é um método normalmente realizado por profissionais, mas que também pode ser feito em casa em algumas partes do corpo. A cera morna, usada em salões e em locais especializados, é a opção menos dolorosa entre as ceras, pois o calor dilata os poros e facilita a remoção do pelo.

A cera fria e o método roll-on são opções práticas, pois a depilação é feita com rapidez. Contudo, esta técnica é mais dolorida e não é uma boa opção para quem sofre com os pelos encravados. Os resultados da depilação com cera quente ou fria duram cerca de 20 dias.

Se você possui um pouco de sensibilidade e ainda decide optar pela cera, saiba que a cera quente é menos dolorida do que a fria.

Cremes depilatórios

Os cremes depilatórios são uma boa solução para quando você precisa de resultados imediatos. Porém, nem todo mundo pode usar estes produtos, pois o princípio ativo pode provocar alergias e até mesmo manchar a pele. Em casos mais graves há riscos de queimaduras. Você deve sempre ler os modos de uso do produto e não se arriscar deixando ele mais tempo que o necessário.

A dica é sempre fazer o teste de sensibilidade em uma área pequena e pouco visível para verificar como a sua pele reage ao produto, após lavar a área, você precisa esperar 24 horas para ter certeza que sua pele não terá reações alérgicas.

A grande desvantagem está na duração: como o creme só atua na parte visível do pelo, o resultado dura cerca de 3 dias e tem um cheiro bastante desagradável por conta dos produtos químicos que estão em sua composição.

Depilador elétrico

Os aparelhos de depilação elétricos são indicados para quem deseja praticidade de poder se depilar em casa. Para usar em áreas íntimas é necessário comprar um aparelho ou ponteira específica.

Apesar de prático, esse método é de longe um dos mais doloridos, principalmente para áreas mais sensíveis e pessoas com pelos mais grossos. Como o pelo é retirado pela raiz, o resultado pode durar até 20 dias.

Depilação com linha

Mais comum na região do rosto, a depilação com esse método pode ser feita em outra região do corpo, como axila e virilha. Podendo parecer uma técnica super simples, é extremamente difícil ser realizada em casa sem a ajuda de alguém.

Se você for uma pessoa mais sensível, por exemplo, as dores podem ser bastante intensas e contraindicada para peles acneicas – com acne.

Mas claro, existem sim algumas vantagens, como a eliminação de células mortas, evita foliculite, não causa alergia, evita manchas e não agride a pele, conforme sinaliza A Revista da Mulher.

Lâmina

Outro método caseiro bem popular é a depilação com lâmina. Para facilitar a passagem da lâmina, é indicado utilizar uma espuma de barbear ou fazer espuma sob a pele com sabonete hidratante.

O maior problema do método é a irritação da pele, por isso, não passe a lâmina mais de duas vezes na mesma região e siga o sentido do crescimento dos pelos. Além disso, é preciso ter muito cuidado para não se cortar.

Na depilação com lâmina, os pelos são cortados rente à pele e, por isso, os pelos voltam a incomodar em apenas dois dias. Apenas

Método de depilação a laser

A depilação a laser também é chamada de depilação definitiva pois, depois de algumas sessões, é possível que os pelos parem de crescer por muito tempo. A luz do laser atua no folículo, destruindo a matriz do pelo e impedindo que ele volte a crescer.

Você vai notar a redução dos pelos na região após a primeira sessão, mas os resultados mais definitivos só aparecem depois de 5 a 6 sessões. Como os pacotes são de, no mínimo, 10 sessões, você terá um resultado definitivo nessas áreas que foram tratadas com o laser.

O laser também é ideal para combater pelos encravados (foliculite) e pode ser feito por homens e mulheres em todas as áreas do corpo. Um benefício bem relevante também está em seu custo x benefício.

O nível de dor é moderado. Contudo, alguns equipamentos, como o laser de Alexandrite, possuem um mecanismo para resfriar a pele e minimizar a dor, tornando a depilação a laser mais confortável.

Agora que você já conhece as diferenças entre os métodos de depilação disponíveis no mercado, fica mais fácil entender os benefícios de cada técnica. Qual o seu método de depilação preferido? Conte pra gente aqui nos comentários!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] aí, gostou de saber um pouco mais sobre a história da depilação? Que método depilatório você prefere? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente nos comentários. Até a […]