fbpx Skip to main content
Quais são os riscos de descolorir os pelos no verão

Quais são os riscos de descolorir os pelos no verão?

É tempo de praia, piscina, muito sol e de mostrar pernas bonitas por aí. Ficar com a cor do verão é o que muitas mulheres desejam e um dos artifícios utilizados para isso é descolorir os pelos ou, como também é conhecido, o famoso banho de lua.

Esse processo é feito com o intuito de descolorir os pelos, deixando-os mais dourados, claros e menos visíveis.

Muitas mulheres, por exemplo, utilizam da estação mais quente do ano para pegar sol e aproveitar para fazer as descoloração, até sendo uma alternativa para depilação nos braços, pernas e outras partes do corpo.

Geralmente é feito em áreas mais visíveis, mais ainda se você tem pelos escuros.

Parece que tudo está perfeito, mas a “técnica” utilizada para isso é, no mínimo, duvidosa. Vejamos mais sobre o assunto e como essa prática pode causar danos para a sua saúde e, mais ainda, da saúde da sua pele:

1. Irritação na pele

Quando alguém decide fazer o banho de lua, normalmente usa 2 produtos: a água oxigenada e o pó descolorante. O problema da água oxigenada ou pó descolorante é que tanto um quanto o outro possuem um pH diferente do pH da pele e o contato dessas substâncias acaba causando irritação, algo que pode se tornar bem grave. Veja outros problemas que elas podem causar:

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Alergia, causando o eczema de contato
  • Bolhas
  • Descamação
  • Manchas

É indicado que use óleo, como, por exemplo, óleo de amêndoas antes de descolorir para proteger.

2. O risco da exposição do sol

Esses produtos podem causar perigo quando aplicado na pele e logo em seguida ser exposta ao sol. Muitas mulheres acreditam que isso ajuda a acelerar o processo e ainda há aquelas que usam até mesmo o secador de cabelo para adicionar mais calor ao local.

Isso é um grande mito. O que realmente descolore o pelo e age no produto é a luz e não o calor. Os riscos desse tipo de situação são enormes, podendo causar manchas e desenvolver queimaduras sérias.

3. Esperar mais tempo que o necessário

É bastante comum achar que os resultados do processo serão mais duradouros e melhores se o produto ficar mais tempo no pelo. Esse também é outro mito que não deve ser seguido de forma alguma.

Aliás, o melhor que você pode fazer é, no mínimo, seguir as orientações que estão na embalagem ou em algum rótulo.

Não custa nada usar um cronômetro! Você pode usar aqueles que se usam em cozinhas e salões de beleza ou, ainda mais prático, o do seu celular.

Antes de você pensar em fazer, definitivamente, a descoloração, é bom você fazer um teste com o produto para ver se não tem alergia. É recomendado 20 minutos de espera para checar a reação.

Contraindicações para descolorir os pelos

A primeira de todas elas vai para as gestantes. Este é um processo que não deverá ser aplicado para descolorir os pelos nesse momento, além disso, se você quiser muito, o melhor é consultar o seu médico antes de tomar qualquer decisão. Ele é o mais indicado para dizer se o procedimento pode ou não pode causar danos, tanto para você quanto para o bebê.

Alguns sites até abordam o tema e dizem que não há riscos. Porém, numa situação como essa, será que dá para confiar? O produto entra na pele e pode sim ir para a corrente sanguínea, penetrando através dos vasos e, nesse caso, pode chegar na placenta.

Outro cuidado é com as feridas. Um simples arranhão, quando em contato com os produtos usados no banho de lua, pode se tornar um grande problema.

A solução

Sempre que decidir fazer um procedimento como esse, procure uma clínica de estética que seja responsável e tenha profissionais capacitados. Pesquise, pergunte aos amigos, vá conhecer o local antes de realizar o procedimento.

Afinal de contas, estamos falando da sua saúde e todo cuidado é pouco.

Uma boa alternativa para aquelas que desejam fazer o processo de descolorir os pelos para disfarçá-los é investir na depilação a laser, um procedimento muito mais seguro e também bastante duradouro.

Para saber mais sobre ele, entre em contato com a nossa equipe e descubra todos os benefícios que essa técnica pode te oferecer.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments