Quais são os riscos de descolorir os pelos no verão?

Quais são os riscos de descolorir os pelos no verão?

É tempo de praia, piscina, muito sol e de mostrar pernas bonitas por aí. Ficar com a cor do verão é o que muitas mulheres desejam e um dos artifícios utilizados para isso é descolorir os pelos ou, como também é conhecido, o famoso banho de lua. Ele é feito com o intuito de descolorir os pelos, deixando-os mais dourados, claros e menos visíveis.
Parece que tudo está perfeito, mas a “técnica” utilizada para isso é, no mínimo, duvidosa. Vejamos mais sobre o assunto e como essa prática pode causar danos para a sua saúde:

Os perigos de descolorir os pelos

1. Irritação na pele

Quando alguém decide fazer o banho de lua, normalmente usa 2 produtos: a água oxigenada e o pó descolorante. O problema é que tanto um quanto o outro possuem um pH diferente do pH da pele e o contato dessas substâncias acaba causando irritação, algo que pode se tornar bem grave. Veja outros problemas que elas podem causar:

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Alergia, causando o eczema de contato
  • Bolhas
  • Descamação
  • Manchas

2. O risco da exposição do sol

Outro perigo é aplicar o produto na pele e se expor ao sol. Muitas mulheres acreditam que isso ajuda a acelerar o processo e ainda há aquelas que usam até mesmo o secador de cabelo para adicionar mais calor ao local.
Isso é um grande mito. O que realmente descolore o pelo e age no produto é a luz e não o calor. Os riscos desse tipo de situação são enormes, podendo desenvolver queimaduras sérias.

3. Esperar mais tempo que o necessário

É bastante comum achar que os resultados do processo serão mais duradouros e melhores se o produto ficar mais tempo no pelo. Esse também é outro mito que não deve ser seguido de forma alguma.
Aliás, o melhor que você pode fazer é, no mínimo, seguir as orientações que estão na embalagem ou em algum rótulo.
Não custa nada usar um cronômetro! Você pode usar aqueles que se usam em cozinhas e salões de beleza ou, ainda mais prático, o do seu celular.

Algumas contraindicações

A primeira de todas elas vai para as gestantes. Não é indicado descolorir os pelos nesse momento, mas se você quiser muito, o melhor é consultar o seu médico antes de tomar qualquer decisão. Ele é o mais indicado para dizer se o procedimento pode ou não pode causar danos, tanto para você quanto para o bebê.
Alguns sites até abordam o tema e dizem que não há riscos. Porém, numa situação como essa, será que dá para confiar? O produto entra na pele e pode sim ir para a corrente sanguínea, penetrando através dos vasos e, nesse caso, pode chegar na placenta.
Outro cuidado é com as feridas. Um simples arranhão, quando em contato com os produtos usados no banho de lua, pode se tornar um grande problema.

A solução

Sempre que decidir fazer um procedimento como esse, procure uma clínica de estética que seja responsável e tenha profissionais capacitados. Pesquise, pergunte aos amigos, vá conhecer o local antes de realizar o procedimento. Afinal de contas, estamos falando da sua saúde e todo cuidado é pouco.
Uma boa alternativa para aquelas que desejam descolorir os pelos para disfarçá-los é investir na depilação a laser, um procedimento muito mais seguro e também bastante duradouro. Para saber mais sobre ele, entre em contato com a nossa equipe e descubra todos os benefícios que essa técnica pode te oferecer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *