fbpx Skip to main content
Temperaturas frias causam ressecamento e vermelhidão no rosto, veja como tratar

Temperaturas frias causam ressecamento e vermelhidão no rosto, veja como tratar

Se no verão é preciso estar sempre atento às altas temperaturas e cuidar para que os raios solares não prejudiquem a pele com queimaduras, no inverno não é diferente. O tempo frio pode prejudicar muito você, causando a sensação incômoda de ressecamento e vermelhidão no rosto.

Além disso, algumas doenças crônicas também podem ser agravadas pela queda de temperatura, o que requer cautela redobrada com a cútis na estação.

Com as baixas temperaturas e clima seco do inverno, acabamos ingerindo menos água, deixando de repor as perdas que nosso organismo sofre durante o dia. A falta de ingestão de líquidos pode até elevar a pressão arterial, sabia?

Pois é, mesmo que a falta de hidratação acabe ressecando nossa pele, ela também possui agravantes para outras partes de nosso corpo. Acompanha só:

 

Causas da vermelhidão

A diminuição dos termômetros está entre as principais causas da vermelhidão, que ressecam a área do rosto. “As baixas temperaturas diminuem a transpiração corporal, o que deixa a pele ainda mais seca e pode piorar com os banhos quentes e uso inadequado de sabonetes, que destroem a camada de gordura protetora. Tudo isso pode causar irritação e enrubescimento da pele”, explica a Dra. Michele Haikal, dermatologista de São Paulo.

Além disso, ainda há o incômodo estético. “O ressecamento leva a um aspecto envelhecido, de uma pele quebrada, não tratada”, acrescenta Dra. Michele.

O tempo frio também pode abrir a porta do organismo para patologias. “Durante o inverno, algumas doenças podem ser exacerbadas por causa do ressecamento da pele, como a dermatite atópica, a dermatite seborreica e a psoríase”, explica Dra. Nicole Perim, dermatologista assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Saiba os perigos do tempo seco para a pele

Durante um período de clima seco e com baixa umidade do ar, a pele perde parte de sua lubrificação natural e pode começar a ressecar, o que leva à descamação e resulta em uma aparência seca e áspera.

Muitas vezes, o ressecamento em excesso ocasiona o surgimento da coceira. O ato de coçar agrava mais ainda a situação: a pele pode ficar extremamente irritada, com placas vermelhas e uma sensação de ardência, e, em alguns casos, chega até a rachar.

Hora do creme

Por isso, a hidratação da área deve ser intensificada, principalmente em peles secas, que sentem mais os efeitos do frio. De acordo com a Dra. Michele, o uso de cremes é importante e deve ser feito duas vezes ao dia.

“Os hidratantes aumentam a maciez, melhoram a textura e flexibilidade da pele e criam uma barreira protetora contra agentes externos, como o vento e frio”, completa a Dra. Silvia de Mello, dermatologista da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Hidrate sua pele com produtos à base de ureia e glicerina, que são altamente hidratantes. Para que os lábios não ressequem, use batons ou protetores labiais.

O nariz pode ser hidratado com soro fisiológico, assim como os olhos e para estes também há colírios que ajudam a manter a lubrificação, evitando doenças como conjuntivite. Entretanto, é bom estar atento ao tipo de pele para usar o produto adequado.

“Todos os tipos de pele precisam de hidratação, até a oleosa. A diferença é a escolha certa do produto que deve ser usado. Quem tiver pele oleosa, por exemplo, é indicado que procure por produtos oil free”, indica Dra. Nicole Perim.

O uso de protetor solar também é imprescindível em qualquer estação do ano, já que os efeitos do sol podem ser sentidos não só no verão. “O filtro solar é essencial tanto para o rosto quanto para o corpo no inverno, um item que não pode faltar no necessaire”, completa.

Bebeu água?

Beber bastante água, hábito que muitas vezes é diminuído no inverno, ajuda a manter a pele saudável e hidratada, e serve também como prevenção aos problemas de ressecamento e vermelhidão.

“O ressecamento, a descamação e a irritação da pele pioram quando o paciente deixa de beber água no inverno, por sentir menos sede. O ideal é manter uma ingestão de líquidos adequada”, conta Dra Michele. O indicado é que sejam ingeridos, em média, dois litros de água diário.

Podemos acabar sentindo menos sede, porém nas estações mais frias o nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos, inclusive, temos a tendência de tomar banhos mais quentes. E tudo bem, aliás, é frio. Mas temos que compensar isso de algum jeito.

Por isso a ingestão de água é extremamente importante, até mesmo nas baixas temperaturas. Outra dica é você se alimentar de alimentos que contenha água para ajudar na hidratação.

Além disso, quando o motivo da vermelhidão é o ressecamento pela queda de temperatura, pode haver prevenção. “Fora hidratar bem a pele e manter a ingestão de líquidos aumentada, deve-se usar a água apenas morna no banho, sem ser quente demais”, aconselha Dra. Michele.

Já os casos de doenças de pele, como a psoríase e as dermatites, devem ser acompanhados por um profissional que possa indicar o melhor tipo de tratamento para cada um.

“Sugiro às pessoas que procurem um dermatologista, pois somente um profissional poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor procedimento, já que um tratamento inadequado poderá irritar muito a pele e trazer um incômodo importante”, finaliza a Dra. Silvia, conforme cita o Uol Mulher

Outra dica muito importante é umidificar o ambiente no qual você circula ou permanece por um bom tempo é bastante importante também. Você pode fazer isso usando aparelhos específicos que umidificam o ar, também utilizando toalhas molhadas ou refratários cheios de água.

Ao manter as vias aéreas hidratadas você evitará doenças respiratórias como rinite, sinusite, faringite e gripes.

Gostou do texto? Como está a saúde da sua pele na estação mais fria do ano? Comenta comigo aqui embaixo e vamos conversar mais sobre o assunto!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
LisaVanilce Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vanilce
Visitante
Vanilce

Eu sofro de vermelhidão pele