Queda de cabelos: saiba os motivos, mitos e verdades

Queda de cabelos: saiba os motivos, mitos e verdades

De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% daquelas com mais de 40 anos sofrem com o problema de queda de cabelos. Por vezes, ter os fios de cabelo saudáveis é apenas uma questão de equilíbrio hormonal e metabólico. No entanto, existem situações em que a causa da queda de cabelos pode ser algo um pouco mais complexo, como alguns tipos de doença ou a calvície hereditária.
Diariamente uma pessoa pode perder, em média, 100 fios de cabelo dos aproximadamente 150 mil que possui na cabeça. Esse é um número já esperado. Porém, caso essa quantia seja ultrapassada, você provavelmente está com problemas de queda.Você sofre com a queda de cabelos? Ninguém gosta de perder cabelos, não é mesmo? Além do mais, ao perceber uma queda de cabelos acentuada é importante detectar a causa e buscar o tratamento adequado.

Entenda mais sobre o ciclo de vida do fio de cabelo.

 

 O que pode causar a queda de cabelos:

  • Anemia;
  • Alopecia areata;
  • Problemas na tireóide;
  • Estresse físico ou emocional, ansiedade e insônia crônica;
  • Pós-parto;
  • Excesso de Vitamina A;
  • Deficiência de proteína, vitaminas e minerais;
  • Enfraquecimento ou inflamação no couro cabeludo;
  • Abuso de tratamentos químicos nos cabelos, secador, chapinha, banho quente e penteados;
  • Dermatite Seborreica (excesso de oleosidade no couro cabeludo);
  • ​Fatores genéticos;
  • Alterações hormonais.

Alguns mitos e verdades:

“Se você usar boné, você ficará careca.”

Mito: Essa é uma afirmação que todos já escutamos. Mas, na realidade, o uso de boné não faz acontecer a queda dos cabelos. Todavia, aquelas pessoas que não tiram o boné da cabeça podem desenvolver doenças como a dermatite seborreica e, como vimos ali em cima no post, essa pode ser uma das causas de queda.

“Estresse contribui com a queda.”

Verdade: O estresse pode afetar o sistema circulatório periférico, o que afeta a fixação dos fios. Pode também aumentar a taxa de cortisol no sangue, o que também colabora para a queda.

“Cortar as pontas dos fios ajuda no crescimento.”

Mito: O fato de cortar as pontas do cabelo não interfere no bulbo capilar, responsável pelo crescimento.

“Uma boa alimentação influencia.”

Verdade: Uma alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais é imprescindível para quem deseja ter os cabelos mais fortes e bonitos.

“Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar.”

Mito: Quanto melhor higienizado estiver o couro cabeludo, menos oleosidade e sujeira e, assim sendo, menor a possibilidade de queda. A sujeira também impede o crescimento e obstrui os poros.

“O crescimento dos cabelos é mais rápido no verão.”

Verdade: O sol estimula hormônios como a prolactina e a melatonina que induzem o bulbo capilar,  acelerando o crescimento dos fios.

“Pintar e descolorir faz cair mais cabelos.”

Mito: O uso de químicas como tintas e descolorantes agridem os fios de cabelo. Contudo, apenas danificam  o cabelo, e não o couro cabeludo — portanto, esses métodos não ocasionam a queda de cabelos.

“No outono os cabelos caem mais.”

Verdade:  Durante o Outono, os sensores de luminosidade, existentes em nossa pele, recebem menos luminosidade do sol. Isso diminui o estímulo de divisão celular,  o que acarreta em um número menor de fios, além de enfraquecer a raiz.

“O uso de condicionador pode causar queda de cabelo.”

Mito: O condicionador apenas faz os fios, que já estão na fase de queda, caírem com mais facilidade. Mas use condicionador apenas nas pontas, o uso no couro cabeludo pode acentuar a dermatite seborreica.
 
 
 
 
 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *