fbpx Skip to main content
Depilação caseira: conheça os principais riscos

Depilação caseira: conheça os principais riscos

Principalmente pela falta de tempo, a maioria das mulheres já tentou, pelo menos uma vez na vida, fazer a depilação caseira. É mentira? Pois saiba que, nessas pequenas aventuras, você corre vários riscos. Isso porque os métodos caseiros, diferentemente do que muitos pensam, não são tão simples assim, uma vez que certos cuidados precisam ser tomados.

Mesmo que você se ache independente o suficiente para realizar o procedimento, pode acabar sofrendo com imprevistos bastante indesejados. Sabemos que o método pode ser um pouco mais eficaz por remover os pelos pela raiz, mas há contraindicações sérias.

Os principais riscos têm relação com queimaduras, pelos encravados e outras lesões na pele.

Que tal se prevenir com as informações que trazemos abaixo? Entenda um pouco mais sobre cada um deles e os evite:

Queimaduras com cera quente

O método mais utilizado para se depilar hoje é com a cera quente, já que ela ajuda a dilatar os poros e facilita a retirada do pelo. Porém, o problema é quando você tenta realizar esse procedimento em casa.

Na tentativa de deixar a cera depilatória mais maleável, muita gente acaba esquentando demais o produto. O resultado não pode ser outro: ao aplicar na pele, sem a noção correta da temperatura adequada, a pessoa acaba sofrendo queimaduras sérias.

Queimaduras com aparelhos de laser caseiros

A alternativa às ceras quentes é a depilação a laser. E, assim como no caso acima, mas principalmente com a intenção de poupar dinheiro (já que o procedimento em clínicas especializadas tem o custo um pouco mais elevado), muitas mulheres também acabam sofrendo queimaduras graves.

Como os aparelhos portáteis para esse tipo de depilação a laser caseiros nunca são 100% confiáveis, você acaba assumindo o risco. Em alguns casos, por exemplo, além de queimaduras, o calor gerado pelo equipamento estimula ainda mais o crescimento dos fios, tornando-os mais grossos, em vez de realizar o contrário.

Lesões na pele

Além das queimaduras, outro risco que você corre em casa tem relação com a quantidade de vezes que aplica o produto na mesma área, seja ele qual for. Quando feito repetidas vezes, você pode causar traumas na sua pele, da simples quebra dos pelos às rachaduras e aos hematomas.

Existem receitas caseiras, como a cera de açúcar com suco de limão e pode ser usada e feito em casa. Porém, esse tipo de cera caseira deve ter, obrigatoriamente, exposição solar logo após feita, já que o limão é fotossensível, caso contrário você terá manchas na pele.

Então, tenha cuidado e opte sempre por realizar esses procedimentos com profissionais especializados e, é claro, com materiais totalmente descartáveis.

Pelos encravados

Muita mulher também sofre com o problema dos pelos encravados, e o principal vilão pode ser a lâmina usada para cortá-los em vez de arrancá-los de vez pela raiz. Se você tem propensão a foliculites, então deve tomar muito cuidado com essa técnica caseira, que é a mais comum em momentos de correria, não é verdade?

Diante desses riscos, você vai pensar 2 vezes antes de se depilar sozinha em casa, certo? E o mais importante é entender que a depilação é um trabalho sério, assim como outros cuidados estéticos. O mais aconselhado é, portanto, contar com a ajuda de profissionais para evitar tais riscos da depilação caseira e curtir a pele lisinha sem nenhum problema.

Uma dica bônus vai também para algo simples como o creme depilatório, esse procedimento pode ser super comum, mas como possui muitos químicos em sua composição, há chances de você ter alergias e queimaduras. Sempre faça um teste antes e espere 24 horas para ter certeza que sua pele não o rejeita.

E aí, já aconteceu algo do tipo com você? Tem ainda alguma dúvida? Compartilhe as suas experiências e dúvidas com a gente no campo de comentários!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments