fbpx Skip to main content
Você é uma pessoa ansiosa? Os sinais estão na sua pele

Entenda quais são os sintomas de ansiedade na pele

Vou te perguntar novamente: você é uma pessoa ansiosa? Sabia que, recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) constatou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Pois é, de acordo com uma matéria publicada pelo Estadão Conteúdo, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, sendo eles 9,3% da população, convivem com a ansiedade.

Esse dado é super importante, aliás, a ansiedade é algo que sentimos constantemente, sendo ela um sentimento normal que todo ser humano acaba, uma hora ou outra, sentindo. O problema está quando ela se apresenta mais constante do que deveria.

Aquele friozinho na barriga quando está diante de uma situação nova ou até mesmo um pouco tensa, é super normal e sentimos o tempo todo. Assim como aquela expectativa para chegar em uma data importante… normal!

Algumas pessoas, em graus mais avançados de ansiedade, podem desenvolver diversos problemas e isso vai de físicos até mentais. Além disso, algo que geralmente está relacionada a doença, é a depressão, dada como o mal do século, pois, assim como as crises ansiosas, também vem atingindo um número maior de pessoas.

É claro que ninguém pede para ser ansioso, não é mesmo? Mas vou te falar aqui alguns sinais físicos que seu corpo pode dar mesmo sem você ainda entender, focando, é claro, na saúde da sua pele. Tenho certeza que você vai se surpreender.

O que é ser uma pessoa ansiosa?

Bom, conforme dito anteriormente, a ansiedade é um estado normal das pessoas, porém, existem tipos de transtorno de ansiedade, indo do mais comum, como, por exemplo, uma preocupação excessiva, até sintomas mais graves como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Existe, inclusive, diversas causas relacionadas à doença, mas até hoje nunca se soube ao certo como algumas pessoas são mais propensas à tê-la do que outras. Alguns dos fatores mapeados pode ser descritos como:

  • Genética, ou seja, uma herança familiar de pessoas que já tiveram ansiedade;
  • Doenças hormonais, tipo o hipertireoidismo ou hiperadrenocorticismo (dado pelo aumento de atividade da glândula adrenal);
  • Mentalidade ou modelo de pensamento, que seria a forma como você estrutura suas linhas de pensamento/raciocínio, tendo como consequência o seu modo de encarar situações diárias;
  • Doenças físicas.

O site Minha Vida listou algumas doenças físicas que podem estar relacionadas com o transtorno, por exemplo, problemas cardiovasculares, doenças hormonais, respiratórios, dores crônicas ou abuso de álcool, drogas ou até mesmo medicações com benzodiazepínicos.

E onde entra a saúde da pele?

Pode ser que não afete diretamente, mas os sintomas são capazes de trazer consequências sérias, aliás, tudo o que afeta, de alguma forma, a sua qualidade de vida, acaba sendo prejudicial para a sua saúde por completa.

Uma crise de ansiedade, por exemplo, pode ocasionar espinhas e provocar rugas de expressão, aliás, em momentos de estresse crônico, surgem aquelas espinhas císticas. Sabe aquela bem dolorosa e inflamada? Pois é, essa mesma.

Isso ocorre pelo simples fato de haver tanto pelas variações hormonais, quanto pela estimulação física que você fará devido aos “tiques nervosos”. Já as linhas de expressão se revelam com o tempo e são mais silenciosas. Uma postura curvada, ombros tensos e olhos/testas franzidos são fatores que geram essa consequência.

Quando você se torna uma pessoa muito ansiosa, hábitos como roer unhas e mexer nos cabelos se torna algo extremamente comum e quando nos damos conta, percebemos que já fazemos isso inconscientemente. Seus dedos se tornam mais oleosos por causa das passadas incessantes em seu cabelo, e como nossas mãos tocam nossa pele o tempo todo, passamos a oleosidade em tudo.

O resultado a gente já sabe, né: espinhas. Daquelas que eu falei anteriormente, inclusive. Outra causa é que algumas pessoas acabam comendo em excesso, outras perdem a fome. Sua alimentação tem que estar regulada e mesmo parecendo prazeroso e “calmante” comer em excesso, traz consequências seríssimas.

Parece um papo meio superficial, mas as consequências em nossas peles se dão quando a parte psicológica não está nada bem. Uma aparência desgastada ou até mesmo um pouco descuidada (mesmo não sendo nossa intenção), agrava bastante a autoestima, baixando-a bruscamente.

O que mais agrava os problemas de pele?

Existem sinais mais graves da doença e elas afetam diretamente o nosso sono. Uma mente preocupada pode levar ao problema que é bastante conhecido: a insônia.

Quando a ansiedade passa daquela tremidinha na perna e afeta o sono, seu metabolismo começa a ficar mais estranho. Isso gera um estresse emocional maior e sua cútis começa a sofrer com pálpebras inchadas, além de olheiras. Mas mais do que isso, a sua pele se torna menos hidratada, já que o sono é responsável por repor os níveis de hidratação do seu corpo.

O que acontece com uma pele menos hidratada? Bom, obviamente ela fica mais seca, e se juntar ela com a baixa imunidade (que também se torna mais comum na falta de uma boa noite de sono), garante linhas de expressão mais fundas, podendo gerar agravantes como a eczema e a psoríase.

Como posso cuidar?

Assim que você perceber seu corpo mais tenso, ansioso e olhar-se no espelho e ver uma pele mais “judiada”, é bom entender, primeiramente, o que está acontecendo com seu lado emocional. É ele quem dita sua saúde na maioria dos casos.

O primeiro passo é você procurar ajuda médica e ter um diagnóstico assertivo, aliás, a automedicação nesses casos é capaz de ser tão prejudicial quanto negligenciar.

Levando em consideração os fatores que causam o surgimento da ansiedade, você precisa prestar a atenção na sua saúde e como vem cuidando do seu corpo. Mudar hábitos alimentares, ter uma dieta balanceada e praticar exercícios podem trazer uma sensação de bem-estar junto ao uso de medicamentos – caso for necessário.

E aí, como anda a sua saúde? Se você é uma pessoa ansiosa ou sente que é, que tal começar a cuidar mais do seu corpo e prestar a atenção nos sinais? Comenta aqui comigo a sua experiência! Vou adorar ler sobre.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments