fbpx Skip to main content
Pelos no rosto feminino: Como se livrar deles em 2019

Pelos no Rosto Feminino: Conheça as causas e entenda como se livrar deles!

É possível que alguma vez, ao se olhar no espelho você já tenha notado a presença de alguns pelos no rosto mais grossinhos em determinadas áreas, como o queixo, o buço e perto da orelha.

Essas pequenas imperfeições na pele parecem grandes intrusas no rosto feminino e podem causar muito incômodo, abalando diretamente a autoestima. Mas, por que esses pelos no rosto aparecem? É possível se livrar deles de vez?

O corpo feminino possui pelos, só que algumas mulheres podem ter excesso, mais especificamente no rosto, quando não há excesso, o normal é haver pelos com uma textura bem fininha e de cor clara, deixando-os quase imperceptíveis quando vistos de longe.

São muitos os fatores que trazem à tona o aparecimento indesejado de pelos no rosto, e ao longo desse texto você vai entender melhor como cuidar para que esse surgimento não seja tão aparente optando por uso de medicamentos e cuidados depilatórios.

Abaixo você irá conferir algumas causas e tratamentos para tratar e diminuir o excesso dos pelos.

Hirsutismo feminino

Em alguns casos, um excesso de pelos mais grossos ou aparentes pode surgir. Esse acontecimento é conhecido como hirsutismo, que afeta entre 5 a 10% da população feminina e não é perigoso, mas pode ocasionar constrangimentos.

Nessas situações, os pelinhos não aparecem no nosso rosto à toa, sendo estimulados pelo desequilíbrio hormonal. No entanto, é preciso ir ao dermatologista e investigar mais a fundo o que pode estar acontecendo para que você se cuide da forma correta, aliás, cada caso é um caso.

Para saber mais, é recomendado o artigo do Dr. Drauzio Varela que você pode conferir aqui.

Síndrome do ovário policístico

Trata-se de um distúrbio hormonal relativamente comum, que atinge mais de 2 milhões de mulheres por ano, sendo 7% dos casos em mulheres na idade reprodutiva. Ele tem causas genéticas e ambientais, ou seja, está relacionado com o potencial da sua família de desenvolver esse gene, além de condições de vida do próprio ambiente em que você está inserida.

De forma geral, ocorre a dilatação dos ovários e o desenvolvimento de alguns cistos. Além disso, é possível que ocorra o aparecimento de pelos no rosto, uma vez que os níveis de estrogênio da mulher diminuem significativamente, dando espaço à testosterona (um hormônio masculino).

Endometriose

Vale ressaltar que não é a endometriose em si que causa o aparecimento de pelos no rosto, mas sim, neste caso, o tratamento feito para combatê-la. Essa é uma doença que causa o aumento da espessura do endométrio, ou seja, o crescimento do tecido que reveste o útero fora de seu lugar e condições originais.

Para tratá-la, é preciso que a paciente use medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios que desarmonizam a quantidade de hormônios em nosso corpo, levando, entre vários outros efeitos, ao aparecimento dos tais pelinhos tão indesejados.

Síndrome de Cushing

Também conhecida como hiperadrenocorticismo, a Síndrome de Cushing está associada à longa exposição de nosso corpo aos altos níveis de cortisol. Ela pode ter diversas causas, como problemas na hipófise ou na glândula supra-renal e o uso indiscriminado de esteroides.

Além do rápido ganho de peso e aumento da pressão arterial — devido à grande quantidade glicose no sangue —, existe também a possibilidade de que nasçam pelos no rosto, associados à desregulação dos hormônios.

As causas para este desconforto feminino são inúmeras. Repare que ele está ligado diretamente à produção desregulada de hormônios e tenha em mente que a síndrome pode ser causada por altos níveis de stress ou casos de depressão, por exemplo.

Além disso, qualquer tipo de medicamento que altere seus níveis hormonais também pode ser um fator de risco. Se isso estiver acontecendo com você, consulte um médico e não tente adivinhar por conta própria o que está havendo.

Tratamentos para diminuir os pelos no rosto

Na internet, é possível encontrar várias fórmulas caseiras que prometem o sumiço permanente dos pelos faciais à base de ingredientes como limão, aveia, açafrão, leite, amido de milho e muitos outros produtos que juram resultados milagrosos.

O problema é que esses métodos não possuem nenhum tipo de eficácia comprovada e podem até ser perigosos para a pele, provocando agressões intensas como queimaduras e lesões e manchando seu rosto de forma permanente.

Existem várias formas temporárias — e apenas uma definitiva — recomendadas para ter a pele lisinha, sem prejudicar a saúde do seu rosto. As principais são:

Remédios

Como, em muitos casos, o excesso de pelos é dado pelo desequilíbrio hormonal e pelo hormônio masculino se sobressair, existem tratamentos que podem ser feitos através de medicações, como o uso de anticoncepcionais, por exemplo.

Mas você deve sempre estar ciente de que todo tratamento só deve ser feito com acompanhamento especializado.

Métodos depilatórios

Cera

Seja quente ou fria, essa técnica de depilação promete arrancar os pelos pela raiz rapidamente e sem muita dor, já que quase todos os fios são removidos de uma vez. No entanto, o método possui alguns riscos como a possibilidade de foliculite (uma pequena inflamação causada pelo bloqueio da saída do pelo) e a forte tração repetida na pele, que pode ocasionar flacidez e rugas.

Além disso, é preciso tomar cuidado com a cera quente, que pode agredir a pele quando a depilação não é feita por um profissional qualificado. Ao se depilar fora de casa, certifique-se de que a cera usada é descartada após o procedimento, uma vez que muitos salões costumam reaproveitar esse material.

Pinça

Geralmente usada em locais com menor concentração de pelos, a depilação com pinça é vantajosa porque pode ser feita em casa e não oferece o risco de flacidez ou rugas, já que a agressão na pele é bem menor.

Contudo, a demora para finalizar a depilação de áreas com muitos pelinhos aliada à possibilidade de desenvolvimento de foliculite são duas desvantagens dessa técnica.

Linha

Esse método egípcio chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já está disponível na maioria dos salões e só pode ser feito por profissionais especializados.

O processo consiste no uso de uma linha de algodão que entrelaça o pelo ao deslizar sobre a pele, puxando-o pela raiz. Apesar de bastante dolorosa, a técnica não causa danos ao rosto e é capaz de remover até os fios mais finos.

Tratamento a laser

Se você está realmente muito incomodada com o aspecto de seu rosto, a depilação a laser é a única solução para acabar de vez com os pelinhos faciais. Isso porque o tratamento procura destruir a raiz do pelo, eliminando seu excesso e suavizando a textura de cada fio.

laser de Alexandrite, por exemplo, é uma ótima opção para isso. Derivado dos cristais de Alexandrite, ele possui excelente afinidade com a melanina da pele e, por isso, tem um alcance profundo, eliminando os pelos no rosto de forma duradoura e até mesmo definitiva.

Os benefícios não param por aí. O método também evita a foliculite e os pelos encravados, apresentando poucos riscos de complicações quando feito ou supervisionado por um profissional qualificado.

A única desvantagem desse tratamento estético é o preço, que costuma ser mais elevado do que os métodos temporários. No entanto, a economia a longo prazo pode ser grande, já que você não precisará mais se preocupar com visitas frequentes às clínicas.

Nesse ebook você pode conferir alguns diferentes tipos de depilação e entender melhor como cada uma funciona.

Gostou do post? Então aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajudar alguém que talvez esteja passando pelo mesmo problema. E comenta aqui com a gente: quais os métodos que você já utilizou para a remoção dos pelos no rosto?

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

49 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carolaine Dias
12/05/2019 21:56

Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.

Vou compartilhar com meus amigos

Obrigada

Rosilane Vigário de Azevedo Toledo
Rosilane Vigário de Azevedo Toledo
15/05/2019 07:58

Adorei a explicação . Estou querendo fazer a laser o queixo. Tenho pelos . Mas eu soube que quem tem melasmo não pode fazer. Isso me deixou triste. Não sei o que fazer.

Karine Dandolini
Karine Dandolini
15/05/2019 08:50

Olá Rosilane! Em alguns casos há agravantes, o laser só pode ser aplicado em partes do seu rosto que não possua o melasma para que não haja riscos maiores. Caso seja do seu interesse, te convido a ir em uma de nossas clínicas para fazer uma avaliação gratuita, assim nossas biomédicas terão certeza se conseguem ou não fazer o tratamento em você.

Grande abraço!

Maria Aparecida Lopes
Maria Aparecida Lopes
15/06/2019 20:33

Oi Karine você tem clínica em volta redonda ?

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:37

Oi Maria, como vai? Ainda não possuímos clínicas na sua região… porém está em nossos planos de expansão!

Rosimeire Maria da Conceição Sil
Rosimeire Maria da Conceição Sil
02/06/2019 20:01

Poxa Rosilane o meu caso é o mesmo. Também não sei o que fazer. Ha mas ou menos 3 meses começaram a aparecer muitos pelos no queixo.

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:50

Oi Rosimeire, que tal uma avaliação gratuita? O tratamento a laser é o mais eficaz para a remoção dos pelos e será ótimo ajudá-la a se livrar desse incômodo!

Andressa Santos
17/05/2019 23:14

Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Quero ler mais o contéudo top de vocês muito obrigada

Mireia
Mireia
22/05/2019 09:06

Gostei muito da matéria. Tenho pelos no queixo mas só hoje soube que é devido aos cistos. E tiro eles com lamina, agora estou com ele escuro e dá cabo da minha autoestima. Vou procurar uma clínica aquí e ver como fica . 😘

Karine Dandolini
Karine Dandolini
22/05/2019 10:52
Reply to  Mireia

Ah que legal, Mireia! Procure mesmo, tenho certeza que você vai amar o resultado e se sentir mil vezes melhor. 💚

Elizabeth
Elizabeth
24/05/2019 00:47

Gostaria muito em poder fazer a depilação a laser

Karine Dandolini
Karine Dandolini
27/05/2019 14:07
Reply to  Elizabeth

Oi Elizabeth, tudo bom? Vou pedir para minha equipe entrar em contato com você! Assim você conhece mais do tratamento e tira algumas dúvidas conosco (:

Grande abraço!

claudette queiroz ribeiro
claudette queiroz ribeiro
04/06/2019 20:11

eu estou com excesso de pelos na região do queixo tiro por dia mais de 30 pelos na parte da manhã e qdo chega no outro dia cedo lá estão novamente e fui ao endocrino e ela me receitou um remedio que se chama espironolactona de 50 mg tomei um por dia na parte da manhã por tres meses e não adiantou dai ela dobrou de mg agora tomo de 100mg faz um mes e tbm não está adiantando dai ela mandou fazer laser de Alexandrite , só que tenho melasma e não posso fazer pois é prejudicial por conta… Read more »

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:49

Oi Claudette, como vai? Nossas clínicas sempre fazem avaliações antes de iniciar o tratamento e mesmo que nem sempre o laser piore o melasma, sempre pode haver uma exceção. A Vialaser possui profissionais formadas em biomedicina e treinadas para manusear o equipamento a laser. Te convido a dar uma passadinha em uma de nossas clínicas para fazer uma avaliação, será um prazer ajudar você!

Daiane
Daiane
06/06/2019 20:44

Gostei do post. Eu tenho um problema hormonal e devido a isso tenho pêlos em regiões que outras mulheres não possuem (ou não deveriam possuir), é horrível. Fiz dez sessões de laser numa clínica apenas no rosto pra testar se ia funcionar, porém os pêlos ainda estão aqui. É frustrante ;(

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:43
Reply to  Daiane

Oi Daiane, tudo bem? Entendo bem o seu problema e também entendo que pode haver a ineficácia com alguns lasers. Você faz algum tratamento com dermatologistas? Se combinar o tratamento a laser com esses profissional pode haver mais eficácia. E como você possui mais hormônios do que o normal, sempre será necessário sessões de manutenção. A clínica da Vialaser costuma fazer avaliações e também dá descontos nessas sessões extras, fica o convite para nos visitar! Um grande abraço <3

Neuza Santos do nascimento
Neuza Santos do nascimento
20/06/2019 19:19

Sou uma mulher barbada , já tratei ovários policístico mas continuo com excesso de pelo e pele manchado pois sou de pele NEGRRA e pelo que conheço é desaconselhável. Isso já mudou?

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:36

Oi Neuza, tudo bem? Entendo o seu problema, e é realmente bastante complicado os excessos de pelo… você tem feito tratamento com dermatologista? A pele negra não é desaconselhável, mas depende muito do laser que será utilizado e também o seu fototipo. Alguns lasers são atraídos pela melanina do pelo, por isso em contato com a pele negra pode se tornar ineficaz ou até causar queimaduras. A Vialaser sempre faz avaliações com o clientes antes de iniciar o tratamento, assim você terá noção se será eficaz ou não, caso não for recomendamos outros procedimentos ou outro tipo de laser. Convido… Read more »

Gabriela
Gabriela
29/06/2019 15:50

Infelizmente estou passando por isso, e estou me sentindo a pior mulher do mundo. Todos os dias tenho que tirar os pêlos com a pinça pra não passar constrangimento, minha pele chega a tá feia por isso. Me sinto muito mal,pois nunca me encontro sem pelos, e a pele tá muito grossa tbm com muita acne. Isso mexe totalmente com o autoestima, estou me sentindo a pior mulher do mundo. 🙁

Karine Dandolini
Karine Dandolini
03/07/2019 10:30
Reply to  Gabriela

Nossa Gabriela, entendo bem o que você está passando. Você já tratou o problema com dermatologistas? As clínicas da Vialaser possuem profissionais formadas em biomedicina e muitas delas possuem especialização em estética, que tal fazer uma avaliação conosco? Temos tratamento a laser para remoção de pelos em todo o corpo, exceto nas sobrancelhas. Te convido a fazer a avaliação e também uma sessão gratuita, será um prazer ajudar você com sua autoestima!

Grande abraço e aguardo o seu retorno <3

Marcela
Marcela
22/07/2019 14:00

Gostaria de saber se o Laser consegue ler e tirar os pelos bancos, não os loiros. Porque na minha idade eles estão misturados e me incomodando na região do queixo.
Obrigada

Maria do Carmo Valentim da Silva
Maria do Carmo Valentim da Silva
30/07/2019 08:41

Adorei tds as informações que vc passou . Estou querendo fazer uma uma depilação a laser pois tenho uns pelos no queixo que me incomodam. Vcs tem clínica em Juazeiro do Norte

Marta Montagna
Marta Montagna
10/02/2020 13:53
Reply to  Lisa

Oi vcs tem clínica em Xaxim pra remoção de pelos?

Bernadete
Bernadete
02/08/2019 08:36

Sou Bernadete.
Tenho, muitos pelos no queixo, são bem duros e já são pelos brancos. Você conhece um laser que tira?

Maria Aparecida
02/08/2019 18:06

Eu sou a Maria Aparecida, meu sonho é acabar definitivamente com estes pelos do rosto, mas infelizmente tenho melasma. Tive em uma clínica, e segunda a profissional ,esta técnica não é indicado para quem tem melasma.

Maria Aparecida
02/08/2019 18:08

Excelente conteúdo!

Nivania Barros
Nivania Barros
03/08/2019 16:02

Gostei muito da matéria..👏👏

Eunice
Eunice
25/08/2019 00:26

Ola. Gostei muito do assunto, pois estou passando pelo problema de ter pêlos no queixo. Mas faltou comentar sobre os fios que perdem a melanina(fios brancos) e que o laser só da resultado em fios com melanina.

Roselei Ferreira dos Santos
Roselei Ferreira dos Santos
16/09/2019 16:11

Foi muito interessante, tirou minhas dúvidas!

Andreia
Andreia
01/10/2019 14:42

Olá, sou Andreia, tenho 46 anos e tive menopausa precoce, o que me impossibilita de conseguir exito pra ganho de massa muscular, ja que treino pra hipertrofia. Em razão disso, uso esteroides numa proporção muito leve, porem, um dos efeitos colaterais foi um crescimento acelerado de pelos, inclusive na face.
Comprei um pacote de depilação a laser, do tipo Alexandrite.
Mas não posso evitar de usar esteroides. Será que não posso fazer uso de ambos mesmo que demore mais ?

Viviane paris
Viviane paris
25/10/2019 17:35

Eu fiz quimioterapia e agora esta nascendo os cabelos do corpo e no meu rosto tb será qie volta o normal e cai ou sera que vou ter que tirar esta horrível e é pelos molinho e eu nunca tive pelo no rosto .O que vcs acham ?

Cleia
Cleia
03/11/2019 19:57

Ola você atende pessoas com pele morena a negra?

Estefany
Estefany
23/12/2019 23:46

Useii um negocio pra crescer minha sobrancelha chama se monoxidil as vzs eu deixava cair n lateral dos meus rostos e enxaguava cm agua abundantemente e secava mais de um tempo pra ca começou a crescer um tanto certo de pelos nessas laterais?pode ta me ajudando por favor?n sei como nasceuu assim e alias eu nem tinha

Ka Eliza
Ka Eliza
12/01/2020 11:31

Eu já fiz umas doze sessões de depilação a laser na clínica renomada “Espaço Laser”, e meus pelos nunca saíram, muito pelo contrário aumentou a proporção, a minha vida se tornou um mar de depressão e insatisfação, gastei 2000 reais só no rosto e pescoço pra piorar o problema, já reclamei com a empresa e nunca recebi retorno. Preciso de um tratamento com profissionais de caráter e respeito com as pessoas, tem clínicas que só querem lucrar.

Camila cruzetta
Camila cruzetta
29/01/2020 19:51

Vcs tem esse tratamento com laser em Curitiba Pr?