fbpx Skip to main content
Pele hidratada no verão: os cuidados na estação mais quente

Pele hidratada no verão: os cuidados na estação mais quente

O verão é, sem dúvidas, a estação que mais combina com as atividades ao ar livre! Seja para praticar esportes, passear, curtir uma praia ou piscina. E é durante esse mesmo período que estamos mais propensos à exposição à radiação solar que, nessa época do ano, é muito mais intensa e acaba com uma pele hidratada.

Por causa disso, nossa pele está sujeita a enfrentar alguns problemas, como as queimaduras solares e o ressecamento.

E, para se prevenir, é importante caprichar nos cuidados e manter a pele hidratada no verão. Acompanhe as nossas dicas de hoje e saiba mais sobre a importância desses cuidados na estação mais quente do ano!

O que acontece com nossa pele

O calor aumenta a transpiração e a oleosidade no rosto e, por mais contraditório que possa parecer, isso tem muito mais a ver com ressecamento do que com hidratação. A exposição ao sol faz com que a pele perca água e fique ressecada e, assim como precisamos tomar bastante água para manter o corpo hidratado, a pele também precisa de um reforço extra no verão.

Os raios solares podem queimar a pele e fazê-la descascar, além de serem grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce e câncer de pele.

Como manter a pele hidratada no verão

O primeiro passo é manter a pele limpa, mas isso não quer dizer que devemos lavar o rosto toda hora. Isso, na verdade, tem um efeito inverso: se você retira toda a oleosidade da pele, seu corpo entende que você precisa produzir ainda mais óleo, pois estimula as glândulas sebáceas. O correto é lavar o rosto no máximo três vezes por dia, com o sabonete adequado para o seu tipo de pele.

Depois da limpeza, é a vez do hidratante. Também é importante atentar-se para o tipo de pele, já que cada um tem uma necessidade específica. Quem tem pele normal ou seca, deve optar por hidratantes mais potentes, enquanto a pele oleosa pede por produtos oil free — ou seja, sem óleo vegetal —, de preferência em gel.

Uma alimentação saudável e a ingestão de líquidos e alimentos ricos em vitamina C também são extremamente importantes para tarefa de manter a pele bem hidratada, além de saudável!

Hidratação com produtos naturais

Os produtos naturais sempre estão em listas como essas, e é sempre bom tê-los em suas dietas do dia a dia. Muitos deles são ricos em líquidos e a hidratação é garantida. Mas vamos além disso. Anota as dicas para adicionar em sua rotina de cuidados.

A máscara de polpa de batata crua ou de seu suco pode melhorar a elasticidade de sua pele e também os contornos faciais. É recomendado adicionar um pouco de limão e fazer todos os dias por 15 minutos.

O pepino, por exemplo, como você já deve ter visto em diversos filmes sendo usados nos olhos, é também muito eficaz para o tratamento da acne. Você pode aplicá-lo várias vezes na semana por até 15 minutos.

Utilize o bicarbonato de sódio para revitalizar e purificar sua pele, além de que eles estimula sua pele na regeneração de novas células. Para utilizá-lo você deve fazer a mistura com azeite em proporções iguais e fazer a esfoliação uma vez na semana.

O tão conhecido mel é um produto considerado como um dos melhores hidratantes para pele, ainda mais por ser rico em minerais e outros vários microelementos orgânicos. O mel rejuvenesce a pele e acelera a regeneração celular. Aplique-o em seu rosto e retire com água morna após 20 minutos. Aqui você tem acesso a muitas dicas como essas.

Use filtro solar

Não apenas no verão, mas em qualquer estação do ano, o filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 é item obrigatório para manter a pele saudável.

O protetor deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição direta ao sol e precisa ser reaplicado a cada intervalo de duas horas ou após o contato com a água.

Queimadura de sol e pele descamando

Se mesmo evitando a exposição solar no período entre 10 e 16 horas e usando protetor solar você ficou com a pele queimada, é importante tomar algumas medidas para “acalmar” a pele. Uma opção é fazer compressas geladas com chá de camomila ou água termal, que servem para refrescar e reidratar.

Cremes hidratantes com aloe vera ou gérmen de trigo também são indicados para favorecer a recuperação da pele.

A depilação também é importante

Outro fator que costuma deixar a pele irritada e ressecada no verão é a depilação, especialmente aquela “emergencial”, feita às pressas antes de ir à praia ou à piscina. Por isso, para garantir uma pele lisinha e saudável nesse período, o ideal é investir na depilação a laser, um método seguro e eficaz, indicado para todo tipo de pele.

Como o resultado é bastante duradouro, estar com a depilação em dia será uma preocupação a menos na hora de curtir o verão!

Agora que você já sabe por que é tão importante manter a pele hidratada no verão, confira também o nosso post com outros cuidados importantes nessa estação!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Uma pele sempre hidratada é muito mais saudável e já é meio caminho andado para que não ocorram problemas com a depilação. Isso porque ela vai estar mais firme para receber seja lá qual for o tipo de processo depilatório que você escolher. […]