fbpx Skip to main content
Pele escurecida Conheça as causas e o que fazer para reverter

Pele escurecida? Conheça as causas e o que fazer para reverter

Você já notou que algumas partes do seu corpo são escuras e, por incrível que pareça, geralmente são locais que você depila mais frequentemente? Você sabia que alguns métodos depilatórios fazem isso com frequência? Pois é, a pele escurecida é mais normal que parece.

Aliás, é bem certo também falar sobre algumas doenças que têm a mesma consequência. Algumas pessoas não veem esse escurecimento como algo ruim e muitas vezes até se acostumam, porém, é bom alertar-se.

Inclusive, vamos poder ver nesse artigo que mais do que uma consequência, pode ser um primeiro sinal de alerta e alguns hábitos rotineiros em sua vida pode fazer com que você se confunda com o que está, de fato, acontecendo. 

Se você é uma pessoa que percebeu escurecimento na pele, seja nas partes íntimas ou em locais do corpo bem aparentes, fica comigo aqui, porque eu vou falar algumas causas e também como você pode reverter esse caso. 

Hiperpigmentação

Como o nome já diz, a hiperpigmentação se dá quando há um escurecimento da pele, ou seja, quando toda a sua pele ou apenas uma boa parte dela sofre alteração de cor, se tornando mais escura que de costume, fugindo do seu normal.

Algumas vezes, no entanto, a hiperpigmentação pode se manifestar em manchas acinzentadas, pretas e até mesmo esverdeadas ou azuladas.

Acantose

Segundo o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse tipo de doença de pele tem a característica de apresentar manchas escuras decorrente de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial de nossa pele) e também a hiperpigmentação (conforme citada acima). 

Esse tipo de doença pode afetar pessoas saudáveis, mas é importante alertar-se, pois ela também está ligada a doenças como diabetes, obesidades, distúrbios metabólicos, doenças do ovário, da tireoide e câncer do aparelho digestivo. 

Por ser uma doença hereditária, não há como preveni-la. Elas são causadas por doenças metabólicas e pelo aumento do peso corporal. 

Exposição solar

Também conhecidas como manchas da idade, esse tipo de marcas escuras são causadas pela alta exposição ao sol, por isso, surgem em áreas do corpo das quais os raios UVA e UVB tendem a penetrar mais. 

As manchas geralmente se apresentam no pescoço, decote, rosto, mãos e braços. Essas pequenas marquinhas podem ser incômodas esteticamente, aliás, exposição solar excessiva também é um problema, pois pode agravar o quadro

Para prevenir-se, o ideal é que se use filtro solar sempre, ainda mais se você é uma pessoa que se expõe demais aos raios solares. Aliás, se você já tem essas marquinhas, consulte um dermatologista para utilizar cremes que ajudam no desaparecimento delas e cuide para não deixá-las expostas ao sol. 

Melasma

Também conhecido como cloasma, o melasma é um distúrbio cutâneo da qual grandes manchas de hiperpigmentação se tornam presente na área mais superficial da pele, principalmente no rosto. 

O melasma pode ser notado tanto por homens quanto mulheres, porém são nelas que ele aparece mais, aliás, os níveis hormonais contribuem para que isso ocorra. Sendo assim, 10 a 15% das mulheres grávidas notam a aparição dessas manchas.

Os cuidados podem ser feitos com o auxílio de dermatologistas, assim recomendado o uso de cremes clareadores. 

Métodos depilatórios

Você sabia que alguns métodos de depilação podem escurecer a sua pele? Eu sei que fiz a mesma pergunta no início desse artigo, mas sim, eles escurecem mesmo. Abaixo eu vou dar exemplos melhores sobre isso:

Lâmina ou cera

O uso recorrente da lâmina podem levar ao escurecimento de suas axilas, virilhas, pernas… enfim, todos os locais do corpo que você precise usar o método. Aliás, as lâminas, geralmente, são utilizadas diariamente, já que não retiram o pelo pela raiz.

A cera, por mais que tire os pelos pela raiz, é um método agressivo e o calor que ela emite (se for a cera quente), causa o escurecimento das regiões. 

Aliás, o atrito da lâmina na pele ou dos puxões da cera podem causar foliculite, as bolinhas vermelhas que mais são chamadas de pelos encravados. Para que isso não ocorra, o método de depilação a laser torna tudo mais confortável, pois além de clarear a pele depilada, elimina foliculite. 

Outros motivos

Além dos casos contados acima, existem coisas básicas que também provocam o escurecimento da pele, como, por exemplo, o atrito provocado da própria pele. Geralmente pessoas com sobrepeso sofrem com isso. Para evitar que isso ocorra, o uso de hidratantes é essencial após o banho.

Roupas apertadas, desodorantes com álcool e pele mal seca após o banho também são fatores que podem contribuir bastante para que determinadas regiões do corpo sofram com manchas escuras. 

Por isso, se você perceber o surgimento de manchas escuras em sua pele, corra para um dermatologista e tenha certeza de como tratar, como eu disse antes, doenças mais sérias na pele podem ter esse sinal. 

Aliás, outros tratamentos, além da depilação a laser e de produtos clareadores, são recomendados para a remoção das manchas, como o peeling químico.

Você já teve algo parecido em sua pele? Como tratou? Deixa aqui nos comentários e vamos falar um pouco mais sobre isso, aliás, estou aqui para tirar suas dúvidas!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
LisaReinaldo Oliveira Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Reinaldo Oliveira
Visitante
Reinaldo Oliveira

Tenho a pele de todo o meu corpo escura decido ao uso de um medicamento. CARBAMAZEPINA.
Existe alguma forma de reverter está situação??