Skip to main content
Você sabe o que é epilação e como funciona

O que é epilação e como funciona?

Existem registros que revelam que, no Egito antigo, as pessoas já se preocupavam com a retirada dos pelos. Nessa época, foram desenvolvidos processos de beleza variados e completos; entre eles, a epilação, procedimento que permite a remoção dos pelos de forma rápida e eficaz.

A técnica hoje é amplamente difundida (e moderna), sendo utilizada tanto em mulheres quanto em homens. Neste post, vamos elucidar o conceito de epilação, a diferença em relação à depilação, vantagens, como é o procedimento e outras informações importantes. Acompanhe!

Qual é a diferença entre depilação e epilação?

Há dois tipos de pelo: fino (claro e pouco desenvolvido) e terminal (espesso e pigmentado). Eles estão anexos à epiderme de todos os humanos, apresentando uma distribuição diferente em homens e mulheres. Sua função é de proteção e aumento da sensibilidade corporal.

Ocorre que as pessoas têm a necessidade estética de retirar os pelos indesejados e, para isso, são utilizados, basicamente, dois processos:

 

Epilação

A epilação consiste na remoção dos pelos como um todo. A extração ocorre por inteiro, incluindo a parte que fica por baixo da pele, a exemplo do bulbo piloso.

Para o procedimento, são utilizados diferentes aparelhos/processos, como cera, pinça, laser, aparelhos elétricos para arrancar o pelo, luz pulsada, eletrólise e outros.

Depilação

A depilação consiste na remoção do pelo que se encontra rente à superfície da pele. Na depilação, a parte do pelo que se encontra abaixo da pele não é retirada.

O procedimento utiliza lâminas, cremes depilatórios, barbeadores e etc.

Como funciona a epilação?

Como mencionado, a epilação é a remoção completa do pelo. Entre os procedimentos mais comuns, estão:

Cera (quente ou fria)

A epilação com cera retira os pelos pela raiz em um processo caseiro ou realizado em clínicas de estética. A durabilidade da técnica é de pelo menos 20 dias.

Tem boa durabilidade e baixo custo. Pode ser feita nas pernas, braços, rosto, axilas e virilha.

Desvantagens

A cera requer prática, é um processo doloroso e o calor abre os poros, contribuindo para a foliculite. Também é preciso esperar os pelos crescerem até atingirem o tamanho adequado para nova remoção.

Indicações e contraindicações

Qualquer pessoa pode realizar o procedimento, com exceção das pessoas com pele muito sensível e com predisposição à foliculite.

Laser

A epilação à laser é feita por meio de disparos múltiplos na área de onde se deseja retirar os pelos. A luz atrai o pelo e capta a melanina presente no fio, retardando seu crescimento e dificultando a produção de novos fios.

Vantagens

É um procedimento quase indolor quando utilizados lasers como o de Alexandrite, com resfriamento da pele. Para isso, o dispositivo conta com um aplicador de resfriamento adequado na pele, proporcionando uma sensação analgésica.

Desvantagens

Tem custo um pouco elevado e demanda mais de uma sessão. A região tratada também influencia no número de sessões. Em algumas situações, a pele pode apresentar vermelhidão passageira após o procedimento.

Indicações e contraindicações

A epilação a laser é especialmente indicada para pessoas com pelos encravados e pelos em excesso.

É contraindicado para quem tem infecções ou alergias nas regiões a serem tratadas.

Vale ressaltar a importância de realizar sessões de manutenção por conta da regeneração e surgimento de novos folículos pilosos.

O que fazer após a epilação?

Para que o procedimento seja mais duradouro e não tenha qualquer efeito negativo, é importante:

  • Fazer a esfoliação após dois dias (ou mais) da epilação, no banho, para que os poros se abram mais e para evitar a foliculite;
  • Hidratar a pele; Evitar exposição ao sol por longos períodos após o procedimento, pois a pele fica desprotegida. Evite também a praia, pois o sal da água também prejudica a epiderme;
  • Mesmo após alguns dias do procedimento, passar protetor solar para evitar manchas na área;
  • Não usar desodorante com álcool por um período de 12 a 24 horas após a epilação, para não irritar a pele.

E agora, resolvemos as suas dúvidas sobre epilação? Comente o que achou e, assim, podemos trazer mais conteúdos de seu interesse!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of