fbpx Skip to main content
Por que mulheres têm menos pelos que homens?

Por que mulheres têm menos pelos que homens?

Afinal, ao longo da evolução, os dois gêneros foram desenvolvendo suas características de acordo com as necessidades de cada um. Um aspecto que representa claramente essa diferença é a quantidade de pelos. E é justamente desse aspecto que surge a dúvida: por que as mulheres têm menos pelos?

O nome dado à essas diferenças físicas entre os dois gêneros é dimorfismo sexual. Toda espécie animal tem esse dimorfismo, sendo assim, os seres humanos não escapariam.

Embora não tão acentuadas como nos animais, as diferenças entre homens e mulheres existem e alguns exemplos são o formato do rosto, a voz e os tão temidos pelos.

Ficou na curiosidade para descobrir por que mulheres têm menos pelos? Entenda!

Afinal, o que é o pelo?

Distribuídos por quase todo o corpo, os pelos são derivados proteicos de folículos. Existem 2 tipos: lanugos e terminais. Enquanto o primeiro representa os finos e pequenos, o segundo representa os fortes e grossos.

Contudo, isso varia de acordo com a função do pelo e do local em que ele está.

O crescimento deles está relacionado diretamente com um hormônio chamado andrógeno, que é presente em maior quantidade no gênero masculino. Ou seja, é um dos motivos da existência do pelos em maior quantidade nos homens.

Por que os pelos nascem?

Certamente você já se questionou sobre o motivo dos pelos continuarem crescendo em determinadas regiões, mesmo com a depilação. A resposta é simples: os pelos são importantes e exercem funções específicas em cada região.

O site Mega Curioso dá umas dicas científicas do porquê eles aparecer, por exemplo, os cabelos servem tanto para regulação térmica, quanto para nos fazer sentir atraentes. As sobrancelhas nos protegem contra o suor e os pelos pubianos, por sua vez, nos mostram que o corpo está maduro sexualmente.

A sua quantidade está diretamente ligada com os hormônios (tanto dos homens quanto das mulheres, por isso a diferença na quantidade!).

Qual é a função do pelo?

A principal função do pelo é a proteção, especialmente aqueles que ficam próximos às narinas, região pubiana e ouvidos. Nas outras regiões, a presença dos pelos tem relação direta com os hormônios sexuais, já que começam a surgir na época da puberdade.

Muitos profissionais acreditam que conforme o tempo for passando e, consequentemente, homens e mulheres forem evoluindo, o gênero feminino tenderá a ter cada vez menos pelos.

Todas as mulheres têm menos pelos que os homens?

Não. Algumas mulheres podem apresentar hirsutismo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa é uma condição caracterizada pelo excesso de pelos no corpo feminino. Quem sofre com esse problema costuma apresentar mais pelos em regiões como colo, barriga, rosto e costas. Geralmente associado à irregularidade menstrual, alteração hormonal, infertilidade e acne.

E como muita gente não gosta de pelo em excesso, uma boa alternativa para removê-los com eficiência é aderindo à alguns métodos de depilação que os eliminam de forma definitiva.

O importante na dúvida se as mulheres têm menos pelos que os homens é compreender o corpo humano e entender que tudo é um processo evolutivo que nunca tem pausa. Ou seja, da mesma forma que muitas coisas foram alteradas desde o início da humanidade, nos próximos anos muitas mudanças também podem ocorrer

Gostou das nossas dicas e informações sobre o assunto? Então confira este outro artigo e saiba mais sobre as causas desse excesso no corpo feminino!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments