Skip to main content
Mancha branca na pele o que é e como tratar

Mancha branca na pele: 3 causas mais comuns

É bem comum o aparecimento de mancha branca na pele, ainda mais na região do rosto, porém, existem diferentes casos e é bom estar atento aos seus sintomas e suas diferenças. Antes de mais nada, consultar um dermatologista é a primeira solução a se pensar. 

Neste artigo iremos entender o que são, quais as possíveis causas dessas manchas e como tratar. 

As principais causas de mancha branca

Alguns fatores que podem causar o aparecimento dessas manchinhas brancas na pele são vitiligo, micose, alguma falta de vitamina ou minerais e dentre outros problemas dermatológicos. O aparecimento mais comum das manchas é no rosto e nos braços e isso se dá pelo excesso de exposição ao sol, por isso, no verão é bom ficar atento.

Quando a causa é falta de vitaminas, é bom perceber outros sinais além das manchas brancas, como, por exemplo, manchas na pele e na unha também. Isso se dá por causa de maus hábitos alimentares ou dietas muito restritivas. 

 

Quais os principais cuidados?

Quando as manchas se dão por micoses (que além do surgimento do branco, pode coçar), você pode lidar com elas com pomadas antifúngicas indicadas por um dermatologista de acordo com a parte do corpo afetada. Além disso, shampoos, sabonetes e géis também podem resolver. O blog Tua Saúde indica também algumas pomadas a serem usadas, você pode conferir clicando aqui.

Um caso muito comum de micose é a chamada pitiríase versicolor, aquelas famosas micoses de praia. E por ter esse nome já nos remete a algo que acontece com maior frequência no verão, atingindo cerca de 150 mil pessoas por ano.

Vitiligo

Em alguns casos de vitiligo que é uma doença autoimune contra as células que produzem melanina, as opções de tratamento são várias e depende da idade e da extensão do corpo que foi afetado. Para isto é importante fazer o uso de corticoides tópicos, medicamentos imunossupressores, fototerapia e dentre outros tratamentos orientados por médico dermatologista que você pode ler neste artigo do blog Médico Responde, escrito pela Dra. Nicole Geovana. 

A sociedade brasileira de dermatologia já garantiu também que a doença não é contagiosa e o tratamento pode ser feito com ajuda de um dermatologista, até porque ele é o que possui a maior capacidade e conhecimento para isto.

Cuidados com o sol

Em casos diversos, a exposição ao sol sem protetor solar, nos horários não indicados e com muita frequência, podem trazer as manchas brancas, por isso, lembre-se sempre de utilizar filtro solar ou cremes que possuam proteção.

Existe relação com a depilação a laser?

Em épocas mais quentes, como o verão, pacientes que possuem a pele bronzeada podem ter hipopigmentação, ou seja, manchas brancas. Outros casos são em pacientes com a pele morena e isso se dá por conta da energia alta do laser. 

Durante o tratamento com depilação a laser, o ideal é que o paciente não se bronzeie até as 10 sessões acabarem, isso evita as manchas. E para pessoas com a pele morena, são sempre indicadas avaliações para que sejam dadas as recomendações, assim complicações são evitadas. Se praticado corretamente, a depilação com laser se torna o método mais seguro e eficaz.

Antes de começar seu tratamento com laser, procure por empresas que prezam pelo conforto e bem-estar. A Vialaser utiliza o método Alexandrite, isso quer dizer que é um tratamento mais confortável do qual possui um resfriamento exclusivo na pele que traz menos incômodo na hora do tratamento, tornando o método mais indolor e eficaz. 

E então, gostou do post? Possui manchas brancas na pele ou conhece alguém que pode se identificar? Comente aqui sua experiência com essas incômodas manchinhas e não deixe de compartilhar essa postagem.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of