fbpx Skip to main content
Qual é a importância da alimentação para uma pele saudável?

Qual é a importância da alimentação para uma pele saudável?

Todo mundo sabe o quanto uma boa alimentação é fundamental para uma pele saudável. Mas você sabe quais as razões disso? O ditado “você é o que você come” não é à toa. Conheça agora como o seu corpo responde àquilo que ingere, quais as reações positivas ou negativas e a importância da alimentação para uma pele saudável:

Os inimigos da pele saudável

Se uma pele saudável é reflexo de uma boa saúde, uma alimentação de má qualidade vai refletir de uma forma ruim na sua pele, causando ressecamento, perda de elasticidade e viço. O excesso de sal, por exemplo, favorece a retenção de líquidos, inchaço e inflamação de células da pele – além de evidenciar a celulite. O álcool causa desidratação, provoca perda da umidade, ressecamentos, rachaduras e fissuras. O açúcar prejudica o bom funcionamento das células responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

Alimentos industrializados em geral contém substâncias que produzem radicais livres em excesso – bem como as toxinas de vegetais com agrotóxicos.

Um dos maiores vilões da saúde: os radicais livres

Os radicais livres são moléculas produzidas no processo de se converter nutrientes em energia. Até então, um processo natural. O problema é quando eles existem em excesso e passam a causar o que se chama de estresse oxidativo, causando o envelhecimento das células.

As consequências disso são sérias e vão desde manchas e envelhecimento precoce da pele, passando por doenças como catarata e artrite e pode até mesmo desenvolver células cancerígenas, Alzheimer e mal de Parkinson.

O que causa a produção excessiva de radicais livres?

Hoje temos um estilo de vida que contribui bastante para a produção dos radicais livres: o estresse diário, a poluição, o cigarro ou exposição à fumaça, álcool e raios ultravioleta do sol. A alimentação inadequada é outra grande responsável pelo excesso de radicais livres.

O consumo de industrializados nos expõe a substâncias tóxicas como aditivos químicos, agrotóxicos e hormônios, além de conter uma quantidade altíssima de conservantes, sódio e gorduras saturadas.

Alimentos antioxidantes: garantia de pele saudável

A forma mais eficiente para combater o excesso dos radicais livres está nos antioxidantes, moléculas que conseguem neutralizar sua ação e estão presentes em vários alimentos.

Os antioxidantes mais importantes são as vitaminas A, C e E, o licopeno, betacaroteno, os bioflavonoides e o ômega 3.

Hidratação: de dentro para fora

Você não vai ajudar a sua pele tanto quando poderia se caprichar nos cremes hidrantes mas não der a devida atenção à sua ingestão de água. A principal fonte de hidratação para a pele acontece de dentro para fora: beber dois litros de líquidos por dia, além de ser fundamental para uma boa saúde é o que vai garantir a uma pele mais hidratada.

E esse tal colágeno?

Cerca de 70% da composição da pele é de colágeno. Ele é responsável pela firmeza e elasticidade, pela manutenção da massa muscular (que também vamos perdendo com o tempo), fortalece ossos, articulações, cabelos e unhas.

Naturalmente, vamos parando de produzir essa proteína lá pelos 25 anos, então é bom começar a colocar fontes de colágeno na alimentação antes mesmo de chegar lá. Ele está presente na gelatina, carne, frango e peixe – mas pode também ser consumida hidrolisada, em pó, cápsulas e sucos.

O papel do intestino regulado para uma pele saudável

Quando o intestino não funciona bem, começamos a acumular as toxinas que deveriam ter sido eliminadas, além de comprometer a boa digestão e a absorção de nutrientes fundamentais para uma pele saudável. Isso tudo acaba aparecendo em forma de acne, perda do viço, da elasticidade e em celulites.

A garantia de um bom funcionamento do intestino está na ingestão de fibras (recomenda-se de 25 a 30 gramas por dia). Mas não se esqueça: aliado às fibras, a ingestão de água é imprescindível para o bom trânsito intestinal!

Agora que você já sabe de como funciona a estreita relação entre a saúde da pele e sua alimentação, não deixe de acompanhar nossas dicas: curta nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das melhores formas de cuidar da sua pele!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alice
02/04/2016 19:47

Olá
Admirei muito este blog.
Abraços!
Alice Nunes no shameonyoublogueira.com/intelimax-iq

trackback

[…] Além desses nutrientes, o selênio — presente nas castanhas —, o silício — encontrado na aveia — e os alimentos com forte concentração de isoflavonas, como é o caso da soja, também ajudam na guerra contra a flacidez cutânea. De brinde, você ainda garante uma qualidade de vida ainda maior por ter uma dieta mais balanceada. […]