fbpx Skip to main content
Qual é a importância da alimentação para uma pele saudável?

Qual é a importância da alimentação para uma pele saudável?

Todo mundo sabe o quanto uma boa alimentação é fundamental para uma pele saudável. Mas você sabe quais as razões disso? O ditado “você é o que você come” não é à toa. Conheça agora como o seu corpo responde àquilo que ingere, quais as reações positivas ou negativas e a importância da alimentação para uma pele saudável:

Os inimigos da pele saudável

Se uma pele saudável é reflexo de uma boa saúde, uma alimentação de má qualidade vai refletir de uma forma ruim na sua pele, causando ressecamento, perda de elasticidade e viço. O excesso de sal, por exemplo, favorece a retenção de líquidos, inchaço e inflamação de células da pele – além de evidenciar a celulite. O álcool causa desidratação, provoca perda da umidade, ressecamentos, rachaduras e fissuras. O açúcar prejudica o bom funcionamento das células responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

Alimentos industrializados em geral contém substâncias que produzem radicais livres em excesso – bem como as toxinas de vegetais com agrotóxicos.

Um dos maiores vilões da saúde: os radicais livres

Os radicais livres são moléculas produzidas no processo de se converter nutrientes em energia. Até então, um processo natural. O problema é quando eles existem em excesso e passam a causar o que se chama de estresse oxidativo, causando o envelhecimento das células.

 

As consequências disso são sérias e vão desde manchas e envelhecimento precoce da pele, passando por doenças como catarata e artrite e pode até mesmo desenvolver células cancerígenas, Alzheimer e mal de Parkinson.

O que causa a produção excessiva de radicais livres?

Hoje temos um estilo de vida que contribui bastante para a produção dos radicais livres: o estresse diário, a poluição, o cigarro ou exposição à fumaça, álcool e raios ultravioleta do sol. A alimentação inadequada é outra grande responsável pelo excesso de radicais livres.

O consumo de industrializados nos expõe a substâncias tóxicas como aditivos químicos, agrotóxicos e hormônios, além de conter uma quantidade altíssima de conservantes, sódio e gorduras saturadas.

Alimentos antioxidantes: garantia de pele saudável

A forma mais eficiente para combater o excesso dos radicais livres está nos antioxidantes, moléculas que conseguem neutralizar sua ação e estão presentes em vários alimentos.

Os antioxidantes mais importantes são as vitaminas A, C e E, o licopeno, betacaroteno, os bioflavonoides e o ômega 3.

Hidratação: de dentro para fora

Você não vai ajudar a sua pele tanto quando poderia se caprichar nos cremes hidrantes mas não der a devida atenção à sua ingestão de água. A principal fonte de hidratação para a pele acontece de dentro para fora: beber dois litros de líquidos por dia, além de ser fundamental para uma boa saúde é o que vai garantir a uma pele mais hidratada.

E esse tal colágeno?

Cerca de 70% da composição da pele é de colágeno. Ele é responsável pela firmeza e elasticidade, pela manutenção da massa muscular (que também vamos perdendo com o tempo), fortalece ossos, articulações, cabelos e unhas.

Naturalmente, vamos parando de produzir essa proteína lá pelos 25 anos, então é bom começar a colocar fontes de colágeno na alimentação antes mesmo de chegar lá. Ele está presente na gelatina, carne, frango e peixe – mas pode também ser consumida hidrolisada, em pó, cápsulas e sucos.

O papel do intestino regulado para uma pele saudável

Quando o intestino não funciona bem, começamos a acumular as toxinas que deveriam ter sido eliminadas, além de comprometer a boa digestão e a absorção de nutrientes fundamentais para uma pele saudável. Isso tudo acaba aparecendo em forma de acne, perda do viço, da elasticidade e em celulites.

A garantia de um bom funcionamento do intestino está na ingestão de fibras (recomenda-se de 25 a 30 gramas por dia). Mas não se esqueça: aliado às fibras, a ingestão de água é imprescindível para o bom trânsito intestinal!

Agora que você já sabe de como funciona a estreita relação entre a saúde da pele e sua alimentação, não deixe de acompanhar nossas dicas: curta nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das melhores formas de cuidar da sua pele!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Alice Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Alice
Visitante

Olá
Admirei muito este blog.
Abraços!
Alice Nunes no shameonyoublogueira.com/intelimax-iq

trackback

[…] Além desses nutrientes, o selênio — presente nas castanhas —, o silício — encontrado na aveia — e os alimentos com forte concentração de isoflavonas, como é o caso da soja, também ajudam na guerra contra a flacidez cutânea. De brinde, você ainda garante uma qualidade de vida ainda maior por ter uma dieta mais balanceada. […]