fbpx Skip to main content
Esfoliação no rosto aprenda fazer em 5 passos

Esfoliação no rosto: aprenda fazer em 5 passos

Cuidar bem da pele também é cuidar da saúde. Por isso, é muito importante dar atenção especial a ela para deixá-la sempre hidratada, macia e com viço. A esfoliação no rosto é um tratamento que traz inúmeros benefícios e precisa ser incluída na sua rotina de beleza.

Diariamente, a pele passa por um processo de descamação natural, eliminando células mortas e fazendo a renovação celular. A esfoliação facial promove a remoção dessas células, além de deixar a pele superlimpa e renovada.

Mais ainda, ela auxilia a hidratação e a penetração de vitaminas e ativos. Para ter uma pele linda e saudável já, confira cinco passos para fazer você mesma a esfoliação no rosto.

1. Capriche na limpeza

Antes de começar a esfoliação, é importante estar com o rosto bem limpo. Esse passo de preparação da face é essencial, portanto faça uma boa higienização com sabonete ou loção de limpeza própria para o seu tipo de pele.

Vale lembrar que, se estiver com maquiagem, você deve retirá-la totalmente antes com um demaquilante, a fim de eliminar todas as impurezas e restos de maquiagem que podem ficar impregnado em sua pele, causando problemas na pele.

Um dos maiores problemas que podem ser causados é o surgimento de espinhas, pele ressecada, a aparição de cravinhos ao redor da sua boca, pele fragilizada ao redor dos olhos, envelhecimento precoce, cílios quebradiços, infecções oculares e até mesmo um sono com menos qualidade, você acredita? Pois é.

No blog Área de Mulher, eles detalham cada um desses itens, vale super a pena dar uma lida e entender o motivo disso tudo acontecer. Uma dica: não arrisque!

2. Esfolie com delicadeza

Com a primeira camada da pele bem limpa, é hora de esfoliar. A esfoliação é uma limpeza mais penetrante, que atinge camadas mais profundas da derme. Nessa etapa, existem alguns truques e dicas importantes para se ter em mente e fazer o procedimento da maneira correta.

Aplique a loção esfoliante no rosto e faça movimentos suaves e circulares. Entretanto, é preciso exercer leve pressão para causar um atrito com a superfície da pele. Essa fricção vai ativar o produto e trabalhar na remoção das células mortas.

Esfolie todo o rosto com cuidado e sem pressa. O ideal é dedicar 2-3 minutos ao total. Esfoliar por segundos não vai ser eficaz, mas também cometer um excesso pode machucar a pele.

Escolha um produto que seja adequado para o seu tipo de pele. Nessa hora, você pode experimentar fazer um esfoliante caseiro. É muito simples e, geralmente, leva apenas dois ingredientes. Uma opção boa para todos os tipos de pele é misturar meio mamão com uma colher de sopa de açúcar cristal.

Se a sua pele é oleosa ou com bastante aparição de acnes, invista na mistura de uma colher de sopa de mel com outra de açúcar cristal. Para peles secas ou sensíveis, substitua o açúcar por aveia em flocos finos. Essas receitas também podem ser usadas para esfoliar outras partes do corpo!

Caso sua pele seja mais sensível, por exemplo, você pode usar esfoliantes com grânulos mais homogêneos. Mas se sua pele é a considerada normal, você pode usar os esfoliantes mais naturais, como as sementes de damasco, arroz, salgueiro branco ou investir nos sintéticos, que são quartzo, ácido salicílico e ácido retinoico.

 3. Tonifique o rosto

O tônico é um produto que trata os poros e revitaliza a pele. Portanto, não se esqueça dele! Além de seus inúmeros benefícios, esse produto prepara a pele para receber o hidratante, facilitando sua absorção. Aplique um pouco da loção tônica com auxílio de um pedaço de algodão e aguarde alguns segundos.

Para fazer a compra do tônico, não pode esquecer que cada tipo de pele é tratado com produtos diferentes, por exemplo, peles secas devem ter cuidados diferentes de uma pele oleosa, por exemplo. É fundamental tonificar da maneira correta para que ele receba outros produtos de cuidado da melhor forma possível.

4. Hidrate a pele

Finalmente, o último passo é hidratar o rosto. Procure uma loção/creme hidratante que seja apropriado para o seu tipo de pele. Você precisa saber que peles oleosas também precisam de hidratação, porém escolha um produto livre de óleos e com toque seco. Finalize o seu ritual de esfoliação com uma camada fina de hidratante em toda a face.

Além disso, para a hidratação acontecer de maneira eficaz e ainda mais natural, você deve colocar em sua rotina de cuidados o hábito de tomar bastante água durante o dia e comer alimentos que contenha, por exemplo, frutas, pois a melhor hidratação vem de dentro para fora.

5. Não cometa esses erros!

Com a esfoliação, seu rosto vai ficar tão macio e bonito que você vai querer repetir o processo todos os dias. Entretanto, resista a essa tentação! A esfoliação deve ser feita, no máximo, uma vez por semana para não agredir a pele.

Não use buchas vegetais ou algo semelhante no rosto. A pele do rosto é muito fina e sensível, e esses produtos podem machucá-la seriamente. Vale lembrar também que o esfoliante corporal não deve ser aplicado no rosto. Faça uma receita caseira natural ou busque um produto que seja específico para a face.

Viu como é simples fazer a esfoliação? Com esses passos você vai se beneficiar de um ritual de beleza muito importante para sua saúde. Experimente e tenha uma pele mais jovem e bonita! Comente aqui o que você achou!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments