fbpx Skip to main content
Depilação a laser: conheça as 9 principais dúvidas

Depilação a laser: conheça as 9 principais dúvidas

Nos últimos anos, a depilação a laser vem se tornando bem mais popular. E não é pra menos! A técnica promete um corpo sem pelos por muito mais tempo, sem risco de pelo encravado e com muito menos dor, uma combinação perfeita para todas as mulheres e também para muitos homens adeptos da depilação.

A depilação a laser surgiu na década de 1970, e sofreu sua grande revolução na década de 1980, com o uso da foto termólise seletiva. Algumas estruturas do corpo absorvem mais energia que outras quando estão expostas à luz, como é o caso da melanina presente no pelo.

Assim, ao ser exposto ao laser, o pelo capta mais energia e calor, que são transmitidos a todo o folículo, destruindo-o. Esse processo dificulta ou mesmo impossibilita a geração de um novo folículo e, em consequência, impede o crescimento do pelo.

A depilação a laser vem para suprir a vontade de mudar para métodos mais eficientes e menos agressivos.

 

Se você se interessa pela técnica mas ainda tem dúvidas sobre o procedimento, leia o nosso post de hoje. Vamos esclarecer as 9 principais dúvidas sobre depilação a laser, confira!

Como a depilação a laser funciona?

A luz do laser é absorvida pela concentração de melanina, um pigmento marrom que está presente na raiz dos pelos de todo o corpo. O ganho de energia faz com que o fio seja destruído e não volte mais a crescer. Quanto mais grosso e escuro for o pelo, mais melanina ele terá e mais fácil será destruí-lo.

A cor do pelo, muitas vezes, acaba dependendo da região.

No entanto, como a melanina do pelo é a mesma que dá cor aos cabelos e à pele, em pessoas morenas e negras, a pele pode acabar absorvendo parte da energia do laser, o que aumenta a chance de queimaduras e reduz a eficácia das sessões.

Quem tem pelos muito claros — como, por exemplo, brancos, loiros ou ruivos — também pode demorar mais a ver os resultados, já que a quantidade de melanina no pelo é muito baixa e para o tratamento ser eficiente, dependendo do tipo de laser, a energia utilizada deve ser menor, deixo o tratamento, por um lado, mais seguro.

Então pelo claro e pele escura nem pensar?

A técnica também funciona em peles escuras, mas, no geral, o tratamento demanda mais cuidados, tempo e os resultados podem demorar mais para aparecer.

Na maioria dos casos, dá para contornar isso aumentando o número de sessões. 10 sessões costumam ser suficientes para eliminar os indesejáveis pelinhos.

As contraindicações maiores se dão por conta dos riscos de queimadura. A pele escura, por exemplo, possui uma quantidade maior de melanina, sendo mais sensível, já que a energia utilizada age diretamente nessa proteína presente na pele.

Muitas clínicas possuem avaliações gratuitas para que, antes de você comprar um tratamento, tenha certeza que pode fazer e ter resultados efetivos.

Todos os lasers são iguais?

Existem vários tipos de laser, sendo importante passar por uma avaliação profissional para descobrir qual o mais recomendado para o seu tipo de pele e pelo. O Alexandrite, por exemplo, tem maior afinidade pela melanina, então, além de ter excelentes resultados em pelos escuros e grossos, é o que gera os melhores resultados com pelos mais claros e finos dentre todos os lasers disponíveis atualmente.

Além disso, esse equipamento conta também com um sistema especial que emite um resfriamento que gela e anestesia a pele, reduzindo o desconforto e a chance de queimaduras. Isso torna o laser de Alexandrite o mais seguro e o menos doloroso.

O Soprano XL – também conhecido como Light Sheer- consegue cobrir uma área maior a cada disparo e gera uma dor mais suave, liberando uma energia menor a cada instante.

O Nd:Yag é o mais recomendado para a pele morena ou negra devido ao comprimento de onda emitido. Já os lasers de diodo são os mais populares no Brasil, embora sejam os mais doloridos e com menor área de aplicação.

A depilação a laser dói?

Depende. Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras e variações como espessura da pele, fase do ciclo menstrual, local e tamanho da área de depilação influenciam no nível da dor. Como a pele do rosto é bem fininha, o buço costuma ser um dos locais mais doloridos.

Mas se você já está acostumado à dor das sessões de cera, não deve ter problema algum com a depilação a laser. De qualquer forma, geralmente aplica-se alguma substância anestésica na região antes de se iniciar a sessão para aliviar o desconforto.

Como fica a pele após a sessão?

A maioria das pessoas apresenta vermelhidão e irritação até umas quatro horas após cada sessão, e algumas desenvolvem casquinhas de machucado que caem nos próximos dias. Os pelos também não são eliminados imediatamente.

A raiz é destruída durante a sessão, mas a queda ocorrerá dentro de alguns dias, com bons resultados já sendo vistos após a primeira sessão.

Preciso deixar os pelos crescerem durante o tratamento?

Felizmente não! Como o laser é absorvido pela melanina na raiz do pelo, dentro da pele, o uso de lâminas é liberado entre as sessões. Então, pode raspar à vontade os pelos!

Métodos como a depilação com cera que arrancam os pelos pela raiz não são indicados, muito menos pinça nessas áreas. Somente utilize de métodos que raspem o pelo, não o arranquem.

O laser é considerado uma depilação definitiva?

De certa forma sim. Durante a depilação a laser, todos os folículos pilosos irão ser destruídos e nunca mais voltarão. No entanto, como a pele é um órgão vivo e em constante renovação, podem surgir novos folículos, fazendo com que alguns pelos resolvam dar as caras depois de um tempão.

Por isso são recomendadas algumas sessões de manutenção cuja frequência irá depender do sexo, do local do corpo, da cor da pele, da cor do pelo e do equilíbrio hormonal de cada organismo.

De qualquer forma, passar de depilações semanais para anuais – ou até menos- e resolver o problema dos pelos encravados já é uma grande vantagem!

Em que partes do corpo é possível fazer depilação a laser?

Pernas, axilas, virilha, buço, barba, peito, costas e onde mais crescer um pelo que você não queira, já que não há contraindicação para o uso da depilação a laser em qualquer parte do corpo.

Sabendo que podemos fazer depilação no rosto, o único local que há contraindicação são as sobrancelhas. O laser, diferente da pinça e da linha, não serve para retirar pelos de forma que desenhe seu formato.

Quais os cuidados durante o tratamento?

O ponto principal no momento de realizar a depilação a laser é a escolha correta do local e dos equipamentos. Para garantir o sucesso do procedimento, é importantíssimo que o tratamento seja feito por um profissional qualificado e que o equipamento usado tenha aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Deve-se, ainda, respeitar os intervalos definidos pelo especialista entre as sessões e não retirar o pelo pela raiz, seguindo atentamente as recomendações sobre o uso de outros métodos de depilação enquanto você está em tratamento.

Durante o período de tratamento, o paciente deve evitar bronzear-se, pois o aumento da quantidade de melanina na pele diminui o contraste entre pelo e pele. Além disso, a exposição solar excessiva ou o uso de autobronzeador podem acarretar algumas complicações.

Veja também:

E então, ainda tem alguma dúvida sobre a depilação a laser? Conte pra gente nos comentários e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

58
Deixe um comentário

avatar
29 Comment threads
29 Thread replies
9 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
29 Comment authors
AngelaLisaPollyanna CristinaFabíola Camargo de LimaClara Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Regina Celi Bonissoni
Visitante
Regina Celi Bonissoni

No dia seguinte à primeira sessão, meus pelos ficaram bem encravados, a pele em volta ficou vermelha e coçando muito. Semelhante quando os pelos crescem após outro método de depilação. Isso é normal?

Angela
Visitante
Angela

Medo de fazer o buço muito grande por causa dos óculos que não tenho certeza de que realmente protegem a vista.

Angela
Visitante
Angela

Qual o perigo para os olhos? Os óculos são realmente seguros? Obrigada

Carol
Visitante
Carol

Pelos claro, funciona??

Maria Pereira
Visitante
Maria Pereira

Faço laser uma vez ao mês, mas tive que pular duas sessões por não consegui ir, atrapalha no resultado? É como se eu perdesse tudo o que já fiz?

Taila
Visitante
Taila

Faço depilação a laser. E comecei essa semana a tomar Imecap har para crescimento e fortalecimento dos meus cabelos.
Gostaria de saber se o remédio prejudica de alguma forma na minha depilação, ele irá fazer crescer pelos na área depilada na virilha?

Debora
Visitante
Debora

Tomo remédio fotossensível. Posso fazer? Outra questão é o sol: qual é o risco de me bronzear durante o período da depilação a laser? Queria fazer, mas estamos quase no verão e não vou resistir à praia.

Thaís
Visitante
Thaís

Olá, estou fazendo nas pernas inteiras e virilhas, e pretendo ir pra praia no período de Natal e Ano Novo. Tenho sessões agendadas na semana seguinte. Minha dúvida é: depois de pegar sol, quanto tempo em média deve-se esperar para retomar as sessões?

Clara chatiada
Visitante
Clara chatiada

Já fiz 3 sessões e não notei melhora nenhuma.

Maria
Visitante
Maria

Olá. Gostaria se saber se pode fazer estando grávida? Iniciei o tratamento e se realmente estiver, se posso fazer uma pausa e continuar depois.

Simone Aparecida Pinheiro
Visitante
Simone Aparecida Pinheiro

Oi…posso fazer a depilação toda a semana pra ser mais eficiente?

Eva
Visitante
Eva

Com quanto tempo depois de uma anestesia, pode se fazer a depilação a laser?

Geórgia Priscila Alves
Visitante
Geórgia Priscila Alves

Gostaria de saber se uma pele com problemas de urticária ou pequenas lesões como fibrioma pode ser prejudicial fazer aplicação do laser.

Regina
Visitante
Regina

Ola boa tarde. Fiz a primeira sessão na virilha total com o laser sheer, e no sétimo dia os pelos não caíram conforme foi passado e observei que os pelos estão crescendo normalmente como se estivesse feito a depilação com a lamina. Gostaria de saber se tem algum problema em fazer a 2 sessão com 25 dias para verificar se tenho um resultado melhor, pois vou para praia final do ano e não gostaria de ir com os pelinhos presentes rs. E gostaria de saber também se o laser pode transmitir alguma doença ou algo do tipo, pelo fato de… Read more »

Ana Paula
Visitante
Ana Paula

Estou amamentando. Posso fazer depilação a laser?

Letícia
Visitante
Letícia

Vou fazer a primeira sessão sábado. Quanto tempo depois posso tomar sol? Ou usar o auto bronzeador? Posso manchar a pele

Leticia
Visitante
Leticia

Tenho uma dúvida, após terminar todas as sessões, os pelos que voltar a crescer deve ser depilado com cera um cerâmica cortante?

Janaina Junkes
Visitante
Janaina Junkes

Olá! Após a quinta sessão de depilação a laser nas axilas, quanto tempo de intervalo devo deixar para fazer a próxima sessão?

Dilean de Almeida Peixoto
Visitante
Dilean de Almeida Peixoto

Bom dia! estou tomando pantogar, pode interferir no crescimento dos pelos durante as sessões à laser?

Kaynana
Visitante
Kaynana

Olá! Acabei perdendo minha sessao de buço pois estava de atestado. Agora, no período de férias estou indo muito a praia por isso não remarquei a sessão. Terei problemas de fazer o buço muito tempo depois do período recomendado? Talvez passe de 60 dias.

Ana Clara F
Visitante
Ana Clara F

Faço depilação a laser na pernas. O intervalo é de 60 dias. Vou fazer a segunda sessão mas acabei ganhando uma viagem de aniversário pra Búzios no final de semana que a sessão estava marcada. O efeito é afetado se ultrapassar esse período de 60 dias?? Faria com 90 dias, um mês após a viagem.

Tatiane aparecida de jesus Rangel de carvalho
Visitante
Tatiane aparecida de jesus Rangel de carvalho

Boa noite! Faço rosto e pescoço e meu pelo começo a ficar branco.e agora?

Débora
Visitante
Débora

Boa tarde! Estou indo para a oitava sessão de depilação, mas tem um mês que comecei a usar o Max fios para crescimento do cabelo. No entanto percebi que com a sétima sessão ainda não fez um resultado esperado, como se tivesse aparecidos novos pelos, isso pode ter ocorrido devido o Max Fios? Devo parar com o medicamento para ter o resultado esperado?

Evellum
Visitante
Evellum

Olá boa tarde queria saber se depois que os pelinhos começam a cair em posso ir ajudando a arrancar pra ser mais rápido?

Luis carvalho
Visitante
Luis carvalho

Oi, fiz 4 sessões de depilação a laser e alguns pelos que não nasciam, voltaram a nascer, isso é normal nos homens ?

Marcela
Visitante
Marcela

Olá boa noite, estou fazendo laser na área de meia perna. Vou para 5 sessões no então após 3 meses não tenho um número de pelos significativos (restão bem poucos) e estou impossibilitado de fazer agora a próxima sessão, irá prejudicar o meu tratar caso eu faça com 5 meses da última sessão??

Clara
Visitante
Clara

Eu fiz a primeira sessão do laser na axila e precisei passar a gilete uma semana depois pois iria para um evento, e em poucos dias começou a crescer normalmente na região. Isso é normal?

Fabíola Camargo de Lima
Visitante
Fabíola Camargo de Lima

Onde posso tá procurando pra fazer na verilha e nas acquicilas

Pollyanna Cristina
Visitante
Pollyanna Cristina

Boa tarde, sou Pollyana
Porque temos que respeitar o período de 45 dias eu não posso fazer em duas clínicas ao mesmo tempo o tratamento?