fbpx Skip to main content
Depilação para homens: qual método é ideal para você?

Depilação para homens: qual método é ideal para você?

Já faz algum tempo que a depilação deixou de ser assunto exclusivo do público feminino e passou a fazer a cabeça — ou melhor, o peito, as costas, axilas e até virilha — , do público masculino! Mesmo que ainda percebamos que homens têm certa relutância, os tipos de depilação vêm, aos poucos, conquistando adeptos do sexo oposto, que garantem que o resultado é realmente muito satisfatório. E existe, também, depilação ideal para homens!

Os homens simpatizantes à técnica afirmam que, além da questão estética, a higiene é fator determinante para optar pelo procedimento. Contudo o tipo de depilação é fundamental para evitar surpresas desagradáveis, como alergias e foliculite.

Fazer a barba, para os homens, torna-se uma rotina desde a sua adolescência. O que para alguns é sintoma de masculinidade, para outros é um verdadeiro incômodo.

No post de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre os tipos de depilação masculina. Acompanhe com a gente!

 

Depilação a cera

O efeito liso e relativamente duradouro da depilação a cera é uma boa opção para os homens que não têm medo de sentir um pouco de dor — já que não adianta negar, o desconforto existe!

A cera quente é menos dolorida do que a cera fria, pois o calor ajuda a dilatar os poros, mas cuidado para não exagerar no aquecimento do material. Pela quantidade de pelo e grossura dos fios, essa técnica não é recomendada para áreas sensíveis do corpo.

Existem certas contraindicações do uso do método para pessoas que têm sensibilidade à dor, além de existir o aparecimento de foliculite, além disso, é muito importante ficar atento onde você está indo para fazer o tratamento, pois existem casos em que a cera pode gerar queimaduras na pele.

Lâminas de barbear

As lâminas descartáveis são as mais populares entre os homens. Rápidas, práticas e econômicas, são excelentes para emergências e períodos de agenda cheia. A principal desvantagem é que o efeito liso proporcionado pelas outras técnicas não é o mesmo que as lâminas oferecem, pois elas apenas cortam os pelos, que voltam a crescer em poucos dias.

Além disso, é comum ter alergias e outros tipos de irritações na pele devido à má utilização da lâmina: sempre obedeça o sentido dos pelos, não esqueça da água morna antes da depilação e descarte o aparelho assim que usar.

Como dito no tópico da depilação com cera, a foliculite pode aparecer com bastante frequência ao utilizar a lâmina, ainda mais em áreas do corpo que você depila muitas vezes, por exemplo, barba, abdômen, tórax e até mesmo na região íntima.

A foliculite nada mais é do que bolinhas vermelhas que nascem na pele. Esses carocinhos são como pelos encravados e por conta da fricção na pele que a lâmina causa, isso coopera para seu surgimento.

Creme depilatório

O uso do creme de depilação é muito comum, diferente do creme de barbear que é passado na barba, preparando seu rosto para a lâmina, e esse tipo de creme traz diversos benefícios, como, por exemplo, ser muito indolor, além dos pelos demorarem mais tempo para crescerem, diferente da lâmina.

Os pontos desfavoráveis do método são pontos de alertas para você ficar atento, ok? Eles se dão porque esses cremes possuem cheiros muito fortes. E como a cera, se sua pele é sensível, o uso desse produto não é recomendado.

Por conta do produto químico em sua composição e por conta desses aditivos químicos, pode haver reação alérgica e até algumas irritações. Faça sempre o teste antes de usar. O ideal é que você utilize uma parte do corpo que seja menor, deixe o produto agir pelo tempo recomendado e espere por 24 horas.

Depilação a laser

Se você quer acabar definitivamente com o problema dos pelos, a solução está na depilação a laser! Para quem tem pelos grossos, em grande quantidade ou sofre com pelos encravados, a depilação a laser é a mais adequada, já que elimina os pelos de uma forma duradoura.

A novidade é o laser de Alexandrite! É bom lembrar que a depilação a laser deve ser realizada por profissionais capacitados e clínicas reconhecidas, já que, se for mal aplicado, ele pode destruir tanto o cabelo quanto os tecidos adjacentes.

Além disso, o tratamento com o laser de Alexandrite é mais confortável que os demais. Ele possui um anestésico que é disparado instantes antes do laser através de um resfriamento adequado. Além disso, é possível usar uma pomada anestésica para aliviar o desconforto.

Cuidados essenciais na depilação para homens

Independentemente da técnica escolhida, alguns cuidados primordiais são necessários antes de qualquer depilação. Uma pele limpa (preferencialmente com água morna, que ajuda a abrir os poros) e bem hidratada é essencial para atingir bons resultados.

Géis e loções com substâncias calmantes também são ótimas escolhas para depois do procedimento. Para evitar a foliculite e os pelos encravados, aposte em produtos com ácido salicílico e enxofre. Cremes à base de corticoides e antibióticos também auxiliam nesses problemas e amenizam a vermelhidão decorrente da depilação.

Caso você faça seu tratamento com laser, evite tomar sol e utilizar métodos que tirem o pelo pela raiz. Durante as sessões você pode utilizar lâmina normalmente, mas é garantido que a frequência seja cada vez menor, conforme avança nas sessões.

Benefícios da depilação masculina

Independente do método que você vai utilizar, levando em considerações todos os cuidados e contraindicações, a depilação traz muitos benefícios, diferente de muitos pensamentos que tratam a depilação como algo somente feito por vaidade.

O tratamento contribui muito para a higiene pessoal e bem-estar, sendo que, quando há muito acúmulo de pelos, o local pode ter muita umidade, onde influencia a proliferação de bactérias que causam odores causados pela transpiração.

Outro benefício bem interessante é o aumento do prazer sexual na medida que a falta de pelos interfere na sensibilidade, segundo itens citados no blog E+. Mais um item citado por eles é que a ausência dos pelos ajudam a destacar a definição muscular.

Caso você seja adepto à academia ou exercícios variados, é interessante cogitar se livrar dos pelos.

Se você pensar bem, não existem mais diferenciação dos métodos entre homens e mulheres e cuidados com o corpo não são exclusividades para nenhum gênero. É importante você ir atrás do melhor modo de se livrar os pelos, se isso for sua vontade.

Na rede de clínicas da Vialaser, o público masculino já soma cerca de 30% dos atendimentos. Para a fisioterapeuta e empresária da rede de clínicas catarinense, Kessey Duarte, o motivo para esse número não ser ainda maior é o perfil natural do público masculino: “Os homens também se incomodam com os pelos, mas sempre acabam deixando para depois. Mas os bons resultados do tratamento faz com que esse número aumente a cada ano”, afirma.

E você, já experimentou algum desses tipos de depilação? Qual foi o melhor no seu caso? Curta a nossa página no Facebook e divida a sua experiência com a gente!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] tem problemas persistentes com a irritação na pele ao se barbear também pode optar pela depilação a laser, que remove os pelos de forma duradoura após algumas sessões e é considerada uma verdadeira arma […]