fbpx Skip to main content
Depilação a laser dói? Descubra agora mesmo!

Depilação a laser dói? Descubra agora mesmo!

Uma pergunta muito frequente é: depilação a laser dói? Assim que você opta por novos métodos, torna-se comum se questionar sobre se é ou não dolorido, aliás, queremos comodidade, mas sofrer por isso não é lá a melhor escolha.

Por exemplo, se você opta ou já optou pela depilação com cera, percebeu que ela traz uma série de incômodos, entre eles a dor e a foliculite. Fazer depilação a laser sem dor nem sempre é possível por conta do processo de cauterização do folículo piloso — isso causa certo desconforto. Mas calma!

Para quem tem a pele sensível a decisão de escolher o melhor método torna-se um pouco mais complicada, pois tudo deve ser feito com mais cautela, tanto na hora, quanto os cuidados pré e pós.

Mas, independentemente de ter uma pele sensível ou não, existe sim depilação definitiva com métodos indolores.

A boa notícia é que isso pode ser contornado com alguns processos e cuidados que você conhecerá neste post. Vamos lá?

Quando a depilação a laser dói?

A melanina, pigmento presente no fio, é o que faz a luz do laser ser atraída e captada pelo aparelho, que destrói ou retarda a capacidade do folículo de produzir um novo fio. Aqueles que não são eliminados nas primeiras seções crescem mais fracos e finos.

Inclusive, a quantidade de melanina presente nos pelos é o que torna o procedimento ainda mais eficaz.

Esse processo exige que a raiz seja aquecida a uma temperatura acima de 60ºC, causando dor — principalmente em áreas mais sensíveis como a virilha. A sensação de desconforto ou de ardência pode variar de pessoa para pessoa, a região a ser depilada, o stress, entre outros fatores.

Em geral as pessoas que aguentam a cera não devem sofrer tanto com o laser, mesmo com o desconforto quando recebem o disparo.

Alguns cuidados básicos como não expor a área depilada ao sol, são essenciais para o sucesso do tratamento.

Em poucos casos pode acontecer de a depilação a laser causar queimaduras de segundo grau se a intensidade do aparelho não estiver bem regulada. O ideal é que você procure clínicas especializadas com biomédicos e esteticistas que ofereçam tratamento qualificado e com a extrema segurança necessária.

Existem muitos depiladores a laser caseiros, tome cuidado com eles! O procedimento sem um profissional qualificado pode causar problemas graves.

Como tornar o tratamento a laser mais indolor

A região depilada pode ficar dolorida, vermelha e irritada, sobretudo nas pessoas mais sensíveis. Trata-se de uma sensação que geralmente desaparece em algumas horas, contudo pode ser amenizada quando aplicada água termal e produtos (cremes e pastas) à base de corticoides ou calamina.

Além deles, há soluções anestésicas capazes de diminuir as dores causadas pelo laser (para antes e/ou depois). Entre eles podemos destacar:

1. Anestésicos tópicos

Os anestésicos tópicos atuam impedindo a transmissão dos impulsos nervosos, bloqueando a condução do impulso nervoso por conta da inibição do influxo de sódio.

A lidocaína é um dos anestésicos tópicos mais utilizados em procedimentos que envolvem o laser — e não somente na depilação.

2. Cremes

Geralmente têm como base xilocaína, menta, cânfora e outras substâncias cicatrizantes ou que proporcionam uma sensação de dormência na epiderme, aliviando a dor do laser.

Lembrando que a xilocaína só deve ser usada com prescrição do médico para evitar superdoses. A automedicação não é nem um pouco aconselhada.

3. Criogênio em spray (crioterapia)

A Crioterapia resfria a área do corpo utilizando nitrogênio líquido ou gelo seco em spray ou sondas.

A técnica reduz a temperaturas a até 196 graus Celsius negativos. A ideia é que esse resfriamento diminua a sensibilidade da pele e reduza as dores. Um laser muito conhecido por sua eficiência no tratamento e que utiliza este método de resfriamento é o laser de Alexandrite.

4. Rolo de gelo

O skin cooler ou rolo de gelo também diminui dores após o procedimento. O intuito é semelhante ao do criogênico, com a vantagem de ser mais acessível. Pode ser usado pouco tempo depois da sessão.

Vale ressaltar que já existem algumas técnicas de depilação a laser sem dor, a exemplo do laser de Alexandrite, apontado como o mais eficiente e confortável atualmente, diferente do laser de diodo. É um tratamento agradável, uma vez que seu resfriamento exclusivo proporciona maior conforto ao gelar a epiderme, o que gera maior segurança ao paciente.

Gostou do artigo que separei para você? Acompanhe nosso blog com muitas novidades sobre o mundo da depilação. E garanta aqui mesmo uma sessão grátis de depilação a laser.

Compartilhe com seus amigos e comenta aqui embaixo o que achou e também suas maiores dúvidas!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anonimo
Anonimo
13/01/2020 16:31

O laser Alexandrite tbm dói!!! Não existe ainda nenhum método a laser que não doa