fbpx Skip to main content
Como cuidar da pele com as variações de temperatura

Como cuidar da pele com as variações de temperatura

Cuidar da pele tem sido um assunto bem recorrente entre a população, pois, com as mudanças climáticas ocorrendo constantemente, nossa cútis tende a ficar mais sensível e são necessárias algumas medidas preventivas para não surgirem malefícios ao corpo.

As oscilações de temperatura, seja por massas de ar, fenômenos térmicos ou simplesmente pela transição entre as estações do ano, acabam sendo verdadeiras vilãs e, devido a isso, especialistas em estética sempre recomendam um olhar atento a esses períodos de inconstância.

Sendo assim, você sabe como cuidar da pele nos momentos de baixas e altas temperaturas? Então, confira a seguir um guia básico de como proceder nesses momentos. Acompanhe!

Quais são os efeitos causados na pele?

As variações entre quente e frio podem causar desde vermelhidões e ressecamentos até doenças graves, que, caso não haja uma atenção prévia, podem agravar conforme o tempo.

Nas épocas de altas temperaturas, por exemplo, a pele tende a ficar mais oleosa, pois as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, estão em plena atividade para trazer equilíbrio à temperatura corporal.

Ainda se tratando do calor, a umidade do ar acaba armazenando sobre a pele diversas impurezas e, consequentemente, a transpiração obstruirá os poros, causando, assim, problemas com cravos e acne.

Já nas temperaturas mais baixas, a pele apresenta uma secura intensa e irritações cutâneas podem aparecer com certa frequência. Segundo a dermatologista Lúcia Laura Haidar, sabonetes abrasivos e a água do chuveiro muito quente em contato com a pele agem como uma espécie de “detergente”, fazendo com que percamos a gordura natural produzida, chamada manta lipídica, causando alergias graves.

Como cuidar da pele?

Quando entramos nesse assunto, é imprescindível tomar certos cuidados essenciais para que seja mantido um bom funcionamento do corpo e que, naturalmente, as mudanças de clima não afetem tanto a pele.

Muitos são os cuidados que a gente deve ter em horas específicas de nosso dia. O que fazemos de manhã, à noite não é utilizado, por exemplo. Lavar o rosto, usar água termal, passar hidratante – entendendo seu tipo de pele, primeiramente – é o primeiro passo para iniciar uma rotina saudável.

Portanto, eu apresento para você algumas dicas fundamentais nesse processo. Dicas super fáceis de cuidados especiais que você pode adaptar em sua rotina do dia a dia. Vamos lá? Confere:

Mantenha uma boa alimentação

Nas mudanças de estação, como entre o verão e o outono ou da primavera para o inverno, em que a queda e a alta nas temperaturas são bem evidentes, faz-se necessário ingerir alimentos que reforcem a imunidade, hidratação do corpo e o consumo maior de nutrientes.

Recomenda-se alimentos ricos em vitamina C, chá verde, frutas vermelhas, soja, castanhas, nozes, amêndoas, sardinha, salmão, linhaça, demais alimentos do complexo B e também os ricos em Ômega 3.

Use sempre filtro solar

A proteção solar é um importante aliado para a proteção da pele contra a incidência de raios ultravioleta, até mesmo no inverno, pois, apesar de a ardência do sol não ser tão evidente quanto no verão, os riscos para o corpo não desaparecem.

Você sabia que até mesmo a luz do ambiente em que você trabalha é prejudicial para sua pele e pode ocasionar em manchas escuras?

Por isso use sempre o filtro solar com o fator de proteção adequado para sua pele, o mínimo, geralmente é o FPS 30. O ideal é que você atente-se ao fator, pois cada tipo supre uma necessidade.

Aquelas pessoas que optam por tratamentos estéticos, como a depilação a laser, peeling químico, aplicação de ácido hialurônico, entre outros procedimentos, não podem deixar de usar o protetor solar para auxiliar na recuperação das áreas tratadas.

Como escolher o protetor ideal?

Bom, primeiramente ele deve oferecer uma excelente proteção contra os raios UVA e UVB, até porque é o mínimo que esperamos desse tipo de produto. A Sociedade Brasileira de Dermatologia da algumas dicas, como, por exemplo, verificar seu fator de proteção e, se caso você for à praia, observar se é resistente à água.

Atente-se aos rótulos e veja bem se o produto anuncia que houve testes comprobatórios. Se você faz muita atividade física ou é o tipo de pessoa que acaba suando bastante, evite protetores solares em gel, pois acaba saindo mais rapidamente do que o creme, por exemplo.

Tome bastante água

Os médicos orientam que o consumo de água deve ser, no mínimo, de dois litros por dia, pois a falta de hidratação no corpo pode ocasionar um ressecamento maior nas épocas mais frias. Além disso, beber água ajuda na eliminação de toxinas que vão se acumulando no organismo e são excretadas pela urina.

A água também ajuda na circulação sanguínea, controla os níveis nutricionais, fortalece as fibras de colágeno e mantém o equilíbrio hormonal. Sendo assim, previne o aparecimento de rugas, celulites, inchaços e proporciona uma feição jovem e bem cuidada.

A hidratação que é feita de dentro para fora funciona de forma mais eficiente. Quando está frio, por exemplo, quase não sentimos sede, mas nos esquecemos que nosso corpo acaba gastando muito mais energia do que o normal para nos manter quentinhos.

No verão suamos e transpiramos muito, isso faz com que a gente sinta muito mais sede do que em outras estações, por exemplo. Caso a hidratação não seja feita de maneira correta e recorrente, outros problemas podem aparecer. É bom sempre prevenir!

Preocupar-se com a aparência vai muito além de simples vaidade para alimentar a autoestima ou obter o reconhecimento das pessoas: tem a ver com a consciência de que a saúde vem em primeiro lugar em quaisquer circunstâncias.

Gostou das informações sobre como cuidar da pele com as mudanças de clima? Então, não perca tempo e siga-nos pelo Facebook e Instagram para acompanhar mais dicas sensacionais! Cuide-se e até a próxima!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos alves
23/04/2019 12:57

Muitoobrigado pela dicas