Como cuidar da pele com as variações de temperatura

Como cuidar da pele com as variações de temperatura

O cuidado com a saúde cutânea tem sido um assunto bem recorrente entre a população, pois, com as mudanças climáticas ocorrendo constantemente, nossa pele tende a ficar mais sensível e são necessárias algumas medidas preventivas para não surgirem malefícios ao corpo.
As oscilações de temperatura, seja por massas de ar, fenômenos térmicos ou simplesmente pela transição entre as estações do ano, acabam sendo verdadeiras vilãs e, devido a isso, especialistas em estética sempre recomendam um olhar atento a esses períodos de inconstância.
Sendo assim, você sabe como cuidar da pele nos momentos de baixas e altas temperaturas? Então, confira a seguir um guia básico de como proceder nesses momentos. Acompanhe!

Quais são os efeitos causados na pele?

As variações entre quente e frio podem causar desde vermelhidões e ressecamentos até doenças graves, que, caso não haja uma atenção prévia, podem agravar conforme o tempo.
Nas épocas de altas temperaturas, por exemplo, a pele tende a ficar mais oleosa, pois as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, estão em plena atividade para trazer equilíbrio à temperatura corporal.
Ainda se tratando do calor, a umidade do ar acaba armazenando sobre a pele diversas impurezas e, consequentemente, a transpiração obstruirá os poros, causando, assim, problemas com cravos e acne.
Já nas temperaturas mais baixas, a pele apresenta uma secura intensa e irritações cutâneas podem aparecer com certa frequência. Segundo a dermatologista Lúcia Laura Haidar, sabonetes abrasivos e a água do chuveiro muito quente em contato com a pele agem como uma espécie de “detergente”, fazendo com que percamos a gordura natural produzida, chamada manta lipídica, causando alergias graves.

Como cuidar da pele?

Acerca desse assunto, é imprescindível tomar certos cuidados essenciais para que seja mantido um bom funcionamento do corpo e que, naturalmente, as mudanças de clima não afetem tanto a pele. Portanto, apresentaremos para você algumas dicas fundamentais nesse processo:

Mantenha uma boa alimentação

Nas mudanças de estação, como entre o verão e o outono ou da primavera para o inverno, em que a queda e a alta nas temperaturas são bem evidentes, faz-se necessário ingerir alimentos que reforcem a imunidade, hidratação do corpo e o consumo maior de nutrientes.
Recomenda-se alimentos ricos em vitamina C, chá verde, frutas vermelhas, soja, castanhas, nozes, amêndoas, sardinha, salmão, linhaça, demais alimentos do complexo B e também os ricos em Ômega 3.

Use sempre filtro solar

É um importante aliado para a proteção da pele contra a incidência de raios ultravioleta, até mesmo no inverno, pois, apesar de a ardência do sol não ser tão evidente quanto no verão, os riscos para o corpo não desaparecem.
Aquelas pessoas que optam por tratamentos estéticos, como a depilação a laser, peeling químico, aplicação de ácido hialurônico, entre outros, não podem deixar de usar o filtro solar para auxiliar na recuperação das áreas tratadas.

Tome bastante água

Os médicos orientam que o consumo de água deve ser, no mínimo, de dois litros por dia, pois a falta de hidratação no corpo pode ocasionar um ressecamento maior nas épocas mais frias. Além disso, beber água ajuda na eliminação de toxinas que vão se acumulando no organismo e são excretadas pela urina.
A água também ajuda na circulação sanguínea, controla os níveis nutricionais, fortalece as fibras de colágeno e mantém o equilíbrio hormonal. Sendo assim, previne o aparecimento de rugas, celulites, inchaços e proporciona uma feição jovem e bem cuidada.
Preocupar-se com a aparência vai muito além de simples vaidade para alimentar a autoestima ou obter o reconhecimento das pessoas: tem a ver com a consciência de que a saúde vem em primeiro lugar em quaisquer circunstâncias.
Gostou das informações sobre como cuidar da pele com as mudanças de clima? Então, não perca tempo e siga-nos pelo Facebook e Instagram para acompanhar mais dicas sensacionais! Cuide-se e até a próxima!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *