fbpx Skip to main content
Pele masculina: conheça os 5 principais cuidados

Cuidados com a pele masculina: confira 5 hábitos essenciais

Foi-se o tempo em que falar de cuidados com a pele era assunto de mulheres. Hoje em dia, todo mundo sabe da importância dos cuidados com a pele masculina, não só por estética mas também por saúde. Portanto, amigo, trate de incluir na sua rotina alguns hábitos que podem te surpreender pelos resultados — afinal, não é tão difícil assim ter uma barba bem cuidada, uma pele limpa, hidratada e protegida. Esqueça velhos tabus e passe a cuidar melhor de você!

Quer saber como? Então confira as nossas dicas com alguns hábitos, os produtos certos e as novas tecnologias que podem deixar sua pele mais bonita e saudável:

Conheça sua pele

O organismo masculino têm características específicas e, por isso, também têm que ter cuidados específicos. É comum (mas não regra) que a pele masculina seja mais grossa, oleosa e propensa a ter acne e espinhas, por questões hormonais.

Em casos mais graves, é preciso acompanhamento de um dermatologista, mas, muitas vezes, só de cuidar da limpeza — a melhor forma de remover as impurezas, o acúmulo de oleosidade, o suor e a poluição — já se consegue desobstruir os poros e diminuir as espinhas e cravos.

Além disso, conhecendo o seu tipo de pele, por exemplo, você pode controlar a oleosidade, prevenir envelhecimento precoce… o filtro solar é a opção que você não pode deixar de lado. Essa proteção solar ajuda você a ficar imune dos raios UV.

Primeiro passo: lavar o rosto

Algo corriqueiro, mas que precisa ser observado: você está usando um sabonete adequado? Não é recomendado que se use o mesmo sabonete para corpo e rosto, pois o sabonete para o corpo pode ressecar a pele do rosto.

Devido ao ressecamento, acontece uma super estimulação das glândulas sebáceas, que entendem que precisam intensificar a produção para proteger a pele do ressecamento e, assim, o rosto acaba ficando mais oleoso.

Por isso, use sabonete específico (não só para o rosto, mas também para o seu tipo de pele) e não se esqueça de cuidar da hidratação depois.

Pele masculina também precisa de hidratação e protetor solar

Depois de limpa, é hora de hidratar e fazer uso diário do filtro solar. Mais uma vez, a regra é: procure por produtos específicos, pois uma escolha inadequada pode aumentar ainda mais a oleosidade. Hoje, as melhores marcas de produtos investem em linhas só para homens por saberem que eles têm necessidades específicas.

Há muitos produtos que já cumprem as duas funções (hidratantes com filtro solar) e ainda conseguem regular a oleosidade da pele masculina.

Mas não se esqueça: boa alimentação, tomar líquidos e tirar o cigarro da sua vida são grandes aliados de uma pele saudável. Até mesmo a querida cervejinha tem uma influência negativa na hidratação.

Barba: ter ou não ter?

Tendo estilo lenhador ou cara limpa, você não está livre de cuidar dos pelos da barba. Se optar por não fazer a barba, inicie uma rotina de cuidados, começando por hidratar os fios, cuidar do aparo e da forma — o comprimento da barba influi bastante no formato do rosto!

Uma barba comprida demais, por exemplo, pode deixar seu rosto alongado e com aparência de muito fino. Você pode até usar nela os mesmos produtos para o seu cabelo (isso inclui condicionador para amaciar os fios).

Se sua opção é se barbear, a melhor hora para fazer isso é após o banho: a pele está limpa e com menos riscos de ser contaminada com sujeiras caso você se corte. Os poros estão mais abertos por causa do calor da água e os pelos mais fáceis de serem removidos. Um bom pós barba (sem álcool, para não causar irritações) e água fria depois ajudam a fechar os poros e proteger a pele.

Laser: solução definitiva para a foliculite

Com ou sem barba, nenhum homem fica livre dos indesejados pelos encravados e inflamados: o nome disso é foliculite e tem tratamento fácil. A depilação a laser é cada vez mais adotada por homens que querem se ver livres desse incômodo para sempre — ou mesmo para se prevenir dele.

Seja para diminuir a quantidade de pelos ou atuar em uma área específica onde o problema é mais grave, a depilação a laser é a forma mais eficaz e indicada pelos dermatologistas para prevenir e acabar com a foliculite na pele masculina.

E então, quais são os seus cuidados diários? Está disposto a ter novos hábitos e ver como isso reflete na sua pele e barba? Conte para nós aqui nos comentários!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] O uso das lâminas de barbear vem diminuindo entre os homens. Os mais antenados nas novidades e dicas sobre o assunto já perceberam que a lâmina não é a melhor amiga nesse momento, principalmente se estamos falando da pele do rosto. […]