fbpx Skip to main content
Micoses mais comuns em homens: saiba como tratar

Micoses mais comuns em homens: saiba como tratar

Causadores dos famosos sapinhos e frieiras, os fungos são responsáveis por diversas alterações na pele, mucosas, couro cabeludo e unhas. E, nos homens, como há maior produção de sebo e suor e mais quantidade de pelos pelo corpo, o ambiente úmido é propício à proliferação fúngica, o que aumenta a incidência das micoses. Sabia disso?

Muitas delas surgem em locais específicos, e as mais comuns aparecem no verão, quando você vai para a praia. Essas infecções causadas por fungos podem ser bastante incômodas, pois algumas causam coceira e são esteticamente constrangedoras.

Mesmo que você nunca tenha sofrido com esses fungos incômodos, ainda vale a pena conhecer para continuar se prevenindo.

Se você ficou preocupado, então é bom descobrir quais são as micoses mais comuns em homens e o que fazer para se livrar delas. Continue lendo o nosso post e aprenda! Vamos lá?

Tinea Cruris (Tinha crural/inguinal)

Essa é uma infecção fúngica que afeta a região da virilha, parte interna da coxa e região perianal, provocada pelos fungos Trichophyton rubrum ou Epidermophyton floccosum. Por ser contagiosa, a transmissão da tinea cruris ocorre pelo contato com toalhas, lençóis, roupas íntimas ou outros locais do corpo contaminados.

Sintomas

Embora não seja uma infecção grave ou fatal, a tinea cruris provoca vermelhidão e coceira intensa na virilha, o que pode fazer com que a pele fique mais grossa, sofra escoriações e fique suscetível a infecções bacterianas secundárias.

Nesse caso, como a região afetada é bem delimitada, o pênis e a bolsa escrotal costumam ser poupados.

Tratamento

O tratamento da tinea cruris é feito com pomadas antifúngicas (cetoconazol, terbinafina, miconazol) a princípio. Lesões mais complicadas com infecções bacterianas secundárias requer mais atenção e qualquer alteração demanda o uso de antifúngicos ou antibióticos de uso via oral.

Prevenção

São recomendados cuidados gerais como perder peso, tomar banho diariamente, manter as dobras da pele bem limpas e secas – após o banho, principalmente -, evitar usar roupas justas, molhadas ou suadas e não entrar em contato com objetos que podem estar contaminados.

Caso necessário, o homem pode ainda usar talco na região da virilha.

Tinea Pedis (Tinha do pé)

Essa é bem conhecida — e odiada. A infecção fúngica é comum na planta e entre os dedos dos pés, e é popularmente identificada, pois pode causar como frieira ou pé-de-atleta. É a micose mais comum na população de modo geral, sendo provocada pelos fungos Trichophyton mentagrophytes ou Tricophyton rubrum, na maioria dos casos.

A contaminação ocorre ao andar descalço em saunas e vestiários, por exemplo. Mas este tipo de micose pode só se proliferar e virar infecção se o ambiente for propício para que isto aconteça.

Sintomas

Além do chulé, há ainda coceira, vermelhidão, descamação, bolhas e rachadura na pele entre os dedos do pé. Como o fungo é o mesmo, a frieira pode ainda contaminar a unha e a virilha, provocando, respectivamente, onicomicose e tinea cruris.

Tratamento

Pomadas com os antifúngicos terbinafina ou naftifina são as mais eficazes, mas outros cremes ou talcos antifúngicos também conseguem tratar a infecção. O ideal é que o tratamento seja feito por quatro semanas, mesmo se os sintomas melhorarem antes disso.

Prevenção

É recomendado usar chinelos em saunas, chuveiros e vestiários públicos, manter os pés limpos e secos, evitar usar calçados fechados por um longo período de tempo, trocar as meias com frequência e também evitar compartilhá-las, além de usar talco antifúngico.

O calçado aberto, ainda mais em ambientes úmidos é a melhor opção para que seus pés respirem e não sejam abafados enquanto seu corpo ainda não está seco totalmente.

Pitiríase versicolor (Micoses Pano branco)

Infecção fúngica comum em regiões de pele mais oleosa, como rosto, tórax e costas, a Pitiríase versicolor é conhecida como micose de praia. É causada pela levedura Malassezia furfur dos fungos Pityrosporum orbiculare e Pityrosporum ovale, comumente transmitidos na água das piscinas.

Sintomas

A pitiríase provoca manchas brancas, rosas, bege ou amarronzadas que ficam mais visíveis no verão, durante as férias na praia, muito disso por conta do contato com a areia, à medida que a pele saudável ao redor fica mais queimada.

Como a coceira não é comum, você pode demorar para perceber as manchas, dando tempo para que elas cresçam e se unam.

Tratamentos

Pomadas a base de sulfeto de selênio podem ser usadas por duas semanas em combinação com xampus e sabonetes antifúngicos. Se as lesões afetarem uma região muito grande do corpo, podem ser usados medicamentos orais (cetoconazol e fluconazol).

Prevenção

Evitar piscinas públicas ou com tratamento inadequado da água. Em casos recorrentes, pode-se realizar tratamentos mensais mais curtos para evitar que a infecção volte.

Para todos os casos, é sempre necessário que você procure por médicos dermatologistas para que o tratamento seja o ideal. Além disso, tratar de micoses superficiais corretamente, evita que elas se tornem um problema maior.

Agora que você já conhece as micoses mais comuns em homens, já pode ter mais cuidado para não contrair nenhuma delas, correto? Afinal, como o corpo masculino possui mais pelos, é bom ter mais cuidado com a prevenção.

E aí, que tal entender também por que homens têm mais pelos do que as mulheres?

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio Lopes Soleto
20/05/2019 05:11

Nossa que post maneiro, além de informar as pessoas, vocês fazem isso de uma forma tão dinâmica que não dá nem pra sair antes de terminar de ler tudo!