fbpx Skip to main content
Excesso de pelos em mulheres: conheça os tratamentos

Excesso de pelos em mulheres: conheça os tratamentos

Os cuidados com os pelos fazem parte da rotina tanto de homens quanto de mulheres. Seja para ir à praia, usar roupas de verão, para tratar foliculites ou aliviar o calor causado pelo excesso de pelos (como, por exemplo, homens que sentem calor e transpiram muito por causa de pelos nas costas), a depilação a laser é uma grande aliada e apresenta excelentes resultados. Mas os benefícios podem ir além e fazer parte do tratamento de doenças como o hirsutismo. Você sabe do que se trata?

O hirsutismo é uma alteração hormonal que acomete as mulheres e apresenta como sintoma o excesso de pelos. É uma disfunção que provoca crescimento excessivo dos pelos em regiões onde não é comum que eles existam, como por exemplo: buço, queixo, tórax, abdome, costas e ao redor dos mamilos. Esses pelos se caracterizam por serem mais grossos, escuros e encaracolados.

Além de ser um problema de saúde e demandar cuidados médicos, as questões estéticas causam grandes constrangimentos, uma vez que os pelos se assemelham aos da barba e aos pelos masculinos.

Muitas mulheres que apresentam o problema relatam que sentem vergonha de ir à praia, clube, chegando até mesmo a afetar a autoestima e a vida íntima de seus relacionamentos.

O que causa o excesso de pelos em mulheres?

A principal causa do desequilíbrio hormonal que provoca o aumento e a mudança do tipo de pelos é a síndrome do ovário policístico. Mas também pode estar relacionado à obesidade e outros tipos de doenças como Síndrome de Cushing, hiperplasia adrenal congênita ou ainda por efeito colateral de medicamentos para tratar endometriose.

A alteração dos pelos pode acontecer devido ao aumento da quantidade de testosterona (hormônio masculino) ou aumento da sensibilidade a esse mesmo hormônio.

Hirsutismo vs. Hipertricose

Nem sempre o aumento de pelos é diagnosticado como hirsutismo e envolve disfunções hormonais. Há casos em que algumas mulheres têm mais pelos do que outras, mas sem que eles sejam mais grossos ou escuros – e isso não representa qualquer sintoma de doenças. A hipertricose caracteriza-se por uma maior presença de pelos em regiões em que eles já existem, porém, além disso, eles são bem finos e a causa disso é associada a questões genéticas (como descendentes de árabes, espanhóis ou portugueses).

A depilação a laser vem desenvolvendo tecnologias específicas para tratar esse tipo de pelos (mais finos) com resultados cada vez mais eficazes.

Como tratar o hirsutismo?

O tratamento é feito por endocrinologistas, que a princípio vão fazer o diagnóstico e tratar da disfunção hormonal – possivelmente uma regulação dos hormônios por meio do uso de anticoncepcionais. Pode envolver um nutricionista (se houver necessidade de perda de peso) e dermatologistas para avaliar a pele e os pelos.

A depilação a laser é a maior aliada para tratar dos sintomas estéticos: tem excelentes resultados na eliminação do excesso de pelos do rosto e demais regiões, atuando diretamente na autoestima das pacientes, no seu bem-estar e melhorando a sua relação com seu próprio corpo.

O laser Alexandrite

O laser Alexandrite vem revolucionando o tratamento dos pelos pela sua eficácia, segurança e conforto e é hoje o que há de mais moderno e avançado na depilação a laser. Ele atua buscando a melanina altamente concentrada na raiz dos pelos e por isso é capaz de eliminar não somente os grossos, mas também os mais finos.

Além de ser aprovado pela Anvisa e FDA (EUA), seu sistema de resfriamento adequado proporciona mais segurança e minimiza consideravelmente qualquer desconforto no processo de tratamento do excesso de pelos.

Já conhecia algumas das causas do excesso de pelos e seus possíveis tratamentos? A Vialaser dispõe dos melhores equipamentos e tecnologias para a depilação a laser bem como uma equipe de profissionais altamente qualificados.

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments