fbpx Skip to main content
Autoestima

A importância do elogio: como está sua autoestima hoje?

Neste mês, já falamos um pouquinho sobre a importância de elogiar as mulheres que nos cercam, seja no trabalho ou em casa, com familiares e amigas, melhorando a autoestima de quem a gente ama. Mas e você, mulher? Tem elogiado a si mesma?

Muitas vezes, temos a tendência de olhar para outras pessoas com muito mais carinho do que para nós mesmas. Aprender a ter empatia e tolerância consigo realmente é um trabalho mais difícil, mas necessário. A autoimagem, visão que cada um tem de si, está diretamente ligada à autoestima.

Quem tem uma boa autoestima, vai saber ponderar suas qualidades, seus defeitos, e até erros e acertos. Agora, se você não consegue reconhecer seus pontos fortes e sempre reforça aspectos negativos sobre si mesma, para tudo. Agora respire e dê dois passos para trás.

A autoestima não tem a ver só com beleza estética, viu? É sobre você se sentir segura, confiante e saber reconhecer suas qualidades, conquistas e não se cobrar demais (ou de menos). Todas nós somos cheias de qualidades e pontos altos, se você não tem visto isso em si mesma, existem algumas coisinhas (dica de amiga, viu?!) que pode fazer para contribuir com a construção de uma boa autoestima e parar com essa autossabotagem. Já respirou e deu os passos para trás? Então vamos (juntas) em frente:

Não se cobre tanto

A ideia de “mulher perfeita” e que sempre dá conta de tudo, impacta a autoestima de muitas de nós. É preciso normalizar a vida como ela é: imperfeita, não linear, com alguns problemas e desafios.

Não se compare com ninguém! Você é única. Nas redes sociais, procure acompanhar pessoas que mostram a vida real, se 24 horas são insuficientes para a maioria das pessoas, por que você precisa dar conta de tudo?

Seja gentil consigo mesma

Esse é um exercício muito necessário! Faça uma lista com as suas principais qualidades (segundo você mesma, ok?) e sempre que lembrar de alguma conquista, ou do seu desempenho em alguma situação, inclua lá. Você pode escrever em um bloco de notas, no celular, no computador ou em qualquer espaço que esteja sempre acessível.

A ideia é que essa atividade se torne algo cada vez mais natural para você. Mas seja paciente com o seu processo, tá bem? Se não conseguir reconhecer as coisas boas logo de primeira não desista, você está começando!

Lembre-se: você chegou até aqui

Outro sentimento muito comum quando se está com a autoestima abalada é a autossabotagem. Criamos empecilhos e problemas que nos impedem de realizar uma tarefa ou atingir um objetivo.

Ah, e está tudo bem não estar bem o tempo todo. Sentir-se insuficiente, procrastinar e lembrar de todos os erros que já cometeu é bem comum, mas não deixe a impotência tomar conta! Teve sinais de que isso começou a acontecer? Fala para si mesma que você chegou até aqui.

Entre erros e acertos, desafios e bons momentos, você está conquistando o seu espaço. Pense em todas as lições que teve em cada período da sua vida e, novamente, não se compare. Você está exatamente onde precisa estar!

Esses exercícios são graduais, mas muito importantes neste processo de autoconhecimento. Vamos juntas exercitar a autoestima e nos elogiar! Partiu cuidar da nossa autoestima?!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments