fbpx Skip to main content
Alergia na pele: quais os principais vilões da pele feminina?

Alergia na pele: Quais as causas e como evitar?

A alergia na pele podem aparecer em várias partes do corpo e é mais comum surgirem como uma marca avermelhada, causando coceira e incômodo. Elas podem demorar meses ou até anos para se manifestarem.

Existem diversas variações de alergia, muito depende também do sistema imunológico de cada um, e elas se manifestam de maneiras diferentes, podendo ser mais leves, como uma rinite alérgica, ou mais problemáticas, como uma dermatite atópica, por exemplo.

As alergias mais comuns são as dermatites, geralmente causadas por reação ao toque, inalação ou ingestão de alguma substância à qual o organismo é intolerante. No surgimento da dermatite, o médico dermatologista deve ser consultado para recomendar o tratamento adequado para a reação alérgica.

Conheça agora os produtos mais comuns causadores de reações alérgicas por exposição contínua.

Medicamentos tópicos

Esses medicamentos nada mais são do que aqueles utilizados diretamente na pele, e os principais medicamentos que podem ocasionar alergias são os antibióticos, anestésicos e antifúngicos. Na pele as reações podem ocorrer na forma de lesões cutâneas parecidas com o sarampo, e urticária – que são lesões avermelhadas e elevadas, de formato irregular e com bastante coceira associada.

Esses medicamentos também podem ocasionar um aumento da sensibilidade à luz solar, desenvolvendo na pele lesões descamativas e coceira quando houver exposição ao sol. Os anti-histamínicos aliviam os sintomas comuns, bem como a prednisona ou corticosteroides tópicos.

Cosméticos podem causar alergias leves

As reações alérgicas com cosméticos ocorrem em consequência do uso continuado e cumulativo de perfumes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes, maquiagem e esmaltes de unhas. As alergias podem ser mais leves como coceira, ardor ou ressecamento.

Suspenda o uso do produto assim que desconfiar que ele seja o responsável pela alergia. Constatando o fim da reação, troque-o por outro similar de outra marca, fragrância ou composição.

Embora haja controvérsias em pesquisas, vale a pena ter atenção à composição dos cosméticos e evitar determinadas substâncias, como parabeno, peróxido de benzoíla, dioxina, ftalatos, radicais livres, lauril sulfato de sódio e corantes, que podem causar riscos à saúde.

Roupas e tecidos sintéticos

Os têxteis derivados de resina de formaldeído – um dos componentes básicos do vestuário elástico à prova d’água, anti enrugamento ou encolhimento – são responsáveis pelas alergias.

As reações adversas a esses tecidos são queimaduras, manchas e inchaço na pele. O indicado é que seja feita a troca das roupas por outras que tenham em sua composição algodão, poliéster, nylon e acrílicos livres de formaldeído. As reações alérgicas podem ser mais leves, por isso, lave a roupa várias vezes, isso pode resolver o problema.

Detergentes e solventes

O contato com substâncias tipo no uso de produtos de limpeza costuma ocasionar mais alergias nas mãos, porém podem acometer outras áreas do corpo também, e a reação ocorre por causa do aumento de sensibilidade ao agente agressor.

A indicação é evitar o contato. Quando ele for inevitável, use sempre luvas, lave bem as mãos, mas não com muita frequência e utilize cremes calmantes para diminuir a irritação local, mas isso apenas nos casos em que não houver inflamação. Na presença de inflamação, pode ser necessário o uso de creme anti-inflamatório com corticosteroides.

Os sintomas mais comuns de alergia nessa área do corpo são coceira, vermelhidão, inchaço e descamação da pele da palma da mão e entre os dedos, conforme fala o blog Tua Saúde.

Depilação x alergia na pele

Tanto lâminas quanto ceras e cremes depilatórios podem gerar alergias, causando bolinhas vermelhas, coceira, pelos encravados e descamação na pele. A composição desses cremes e ceras pode ocasionar reações adversas. Se isso ocorrer, procure um dermatologista.

É importante sempre avisar que é bom você fazer o teste alérgico antes de aplicar o creme no local desejado. Isso evita problemas como irritações na pele e, em alguns casos, até queimaduras. O teste pode durar 24 horas.

A remoção dos pelos com lâmina nunca deve ser feita com a pele seca: use um creme ou gel à base de substâncias calmantes, que facilitam o deslizamento do aparelho. Na ausência desses produtos, use um sabonete hidratante ou condicionador.

Um método considerado seguro contra alergias na pele é a depilação a laser, além de ter a finalidade de eliminar ou reduzir drasticamente a quantidade e a espessura dos pelos, além disso, o resultado final pode variar de organismo para organismo. Veja os seis benefícios da depilação a laser.

Hoje, clínicas especializadas oferecem técnicas de depilação a laser com tecnologias modernas, como o método Alexandrite, que protege e anestesia a pele quando o laser é emitido, tornando a sessão mais confortável e segura, além de produzir resultados visíveis e satisfatórios em curto prazo.

Cuidados básicos e diários somados a tratamentos avançados complementam o resultado embelezador e garantem uma pele saudável e juvenil. As clínicas dermatológicas oferecem diversos serviços de estética, saúde e bem estar, tanto para mulheres, quanto para homens. Vale a pena conferir as técnicas e tecnologias disponíveis para sua necessidade e agendar uma sessão para conhecer seus benefícios.

E aí, ainda tem alguma dúvida sobre as alergias de pele? Deixe um comentário!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayra
Mayra
26/08/2019 15:41

Boa tarde. Tive alergia imediatamente após minha segunda sessão com laser na Via Laser. Após uma hora passou. É normal? Posso continuar?

Maria Inês de oliveira santos
Maria Inês de oliveira santos
30/10/2019 08:47

Oi bom dia tenho uma alergia muito forte na pele do corpo em formato de bolinhas pretas será q o laser cura essa alergia?

Katiuscia
Katiuscia
04/12/2019 11:07

Bom dia.
Fiz a minha primeira sessão de laser, estou com muita coceira.
A pé extremamente seca, com bolinhas, e a coceira realmente h muito grande.
Será que acessa alergia será em todas as sessões?

Lorena
Lorena
16/12/2019 08:53

Oiii eu fiz depilação a laser e ficou muito vermelho, com bolas e coca MUITOOOO! Comecei tomar anti histaminico ontem de noite! Hoje é segunda eu realizei na sexta!! O está coçando muito, mas não relo nelas pois sei q é pior