fbpx Skip to main content
Ácido hialurônico: descubra o poder do seu uso

Ácido hialurônico: descubra o poder do seu uso

Nosso corpo é repleto de substâncias, isso é fato, e muitas delas acabam se desgastando com o passar dos anos, sendo assim, surgem suas consequências. O ácido hialurônico que temos em nossa pele é um desses ativos que está naturalmente presente em nosso corpo.

Sabe aquela ruga, linha de expressão, flacidez, mancha? Pois é, esse é um sinal inevitável de envelhecimento e com a perda do ácido hialurônico em nossa pele, acabamos por perder a hidratação de nossa pele, junto do volume e sustentação.

Além disso, essa substância natural acaba estimulando o colágeno em nossa pele, que é um agente super favorável contra o envelhecimento precoce.

A idade vem, isso é inegável, mas existem diversos tratamentos que podem manter a beleza dela e nos deixar felizes com nossa aparência.

 

O que é o ácido hialurônico?

Assim como eu disse acima, esse o ácido hialurônico é uma substância natural do nosso corpo, ele possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Ele é uma molécula de açúcar que atrai água, por isso acaba por hidratar a pele.

O ácido hialurônico atua em todo o nosso corpo, porém, 56% dele encontra-se em nossa pele, do qual preenche os espaços entre as células, mantendo-a lisa, elástica e com uma bela hidratação.

Quando não existe esse preenchimento nos espaços entre as células reduz os sulcos na pele, como, por exemplo, o famoso bigode chinês. Ele previne e diminui também o surgimento de rugas e linhas de expressão, porém, com o tempo, vamos perdendo essa substância.

É possível repor a substância?

Bom, como acabamos perdendo essa substância com o passar dos tempos, é possível repor ela de duas maneiras, como, por exemplo, de forma injetável ou em creme/séruns. Assim como colágeno que está presente em alguns alimentos, o ácido hialurônico também está.

Ácido hialurônico injetável

O tratamento com a substância injetável dura, em média, um ano, sendo ele um hidratante profundo, utilizado para preencher rugas e acabar com aquele bigodinho chinês. É muito eficaz também para as rugas finas e superficiais, o preenchimento com ácido hialurônico é extremamente eficaz para regiões de depressões mais profundas em nossa pele.

Sua propriedade vem em um gel à base de glicosaminoglicanas que da sustentação e define estruturas faciais.

Ácido hialurônico em cremes/séruns

O creme com essa substância acaba se tornando um potente hidratante, pois esse ácido tem a capacidade de absorver até 1000 (mil) vezes o seu peso em água, conforme diz o site Mundo Boa Forma. Ao manter a pele úmida, o ácido ajuda a prevenir linhas finas e rugas.

Mas ele não atua sozinho, como aliado ele tem a elastinas – que dá elasticidade para a pele – e o colágeno, que retoma a firmeza que vamos perdendo conforme envelhecemos.

Existem efeitos colaterais?

Mesmo por se tratar de um ácido extremamente estável – sendo o mais estável e seguro do grupo de preenchedores cutâneos – possui sim as contraindicações, porém, muitas delas se levam pelo fato de o profissional não ter muita experiência ou o uso da técnica ser incorreto. Ainda assim não é comum.

Em casos graves pode haver hematomas, necroses, mas, em situações extremamente raras, há a possibilidade de infecção devido à contaminação do produto ou da aplicação. Nessa mesma raridade pode ter a presença de nódulos ou granulomas.

As reações alérgicas podem acabar sendo comum, sendo que podem aparecer em um período de três a sete dias aós a aplicação ter sido feita.

Para fazer o procedimento de preenchimento ou até mesmo de uso de produtos com o ácido, é necessário que você consulte um médico especializado que te traga o melhor produto. Ter um acompanhamento é importante para sua pele.

Quais tipos de alimentos são ricos em ácido hialurônico?

Uma alimentação saudável é sempre sinônimo de uma vida também saudável, obviamente, além de ser a chave de uma aparência jovem e uma pele de dar inveja em qualquer um.

Aqui abaixo eu vou deixar os cinco alimentos, segundo o site Nutrição e Beleza, que são extremamente ricos em ácido hialurônico, essa substância que fortalece nossos olhos, pele, colágeno e imunidade, confere agora comigo:

  1. Carnes fibrosas como cordeiro, vitela, carne bovina, de peru e pato;
  2. Partes animais com tendões e cartilagens (pé de galinha, moela, tutano…);
  3. Salmão;
  4. Soja e derivados (leite de soja, tofu);
  5. Batata!

Equilibre sua alimentação com doses de ácido hialurônico e outros cuidados essenciais para a pele e pronto: você tem a receita da juventude!

Bom, se você percebeu que a sua pele está precisando de cuidados extras e não quer arriscar com procedimentos invasivos ou até mesmo que possam ser agressivos para ter uma pele “um pouco melhor”.

Substâncias naturais como colágeno, ácido hialurônico e reposições de vitamina C são extremamente benéficas para a nossa pele, primeiro pelo fato de serem naturais e segundo por proporcionar resultados reais, como a reposição da quantidade de água na pele, ganhando a hidratação natural.

Mas me diz, o que você achou? Já usou o ácido hialurônico? Deixa aqui nos comentários como foi sua experiência e se não conhecia, que tal começar a usar?

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
LisaAmanda Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Amanda
Visitante
Amanda

Justo o que procurava sobre preenchimento de bigode chinês. Obrigada!