fbpx Skip to main content
Irritação na pele depois de fazer a barba? 6 truques!

Irritação na pele depois de fazer a barba? 6 truques!

Homens que têm o hábito de se barbear com frequência sabem como a irritação na pele pode ser um grande incômodo. Muitas vezes, é possível combater esse problema mudando alguns hábitos na hora de barbear e tomando cuidados específicos para não causar alergia, combater a irritação, os pelos encravados e a foliculite.

Essas pequenas bolhas na pele são causadas pelo uso contínuo de métodos mais tradicionais que se tornam até um pouco mais agressivos com o passar do tempo.

Geralmente esse hábito é constante, pois tende a parecer mais fácil, mesmo que, se você pesar bem, não seja tão fácil assim. Pense bem: quanto tempo você gasta se barbeando ultimamente? Como está sua pele?

A pele do nosso rosto é muito sensível, assim como diferentes regiões do corpo que acabam por sofrer mais com a depilação, por isso, em alguns casos, pode causar problemas dermatológicos.

Se você sofre com a irritação na pele do rosto depois de fazer a barba, confira nossas dicas e veja como combater esse problema!

Troque as lâminas regularmente

Uma das grandes vilãs da irritação na pele é a lâmina de barbear. As lâminas podem deixar a pele irritada por vários motivos: perderam o corte, estão sujas ou foram passadas muitas vezes no mesmo lugar. Por essa razão, é fundamental trocar as lâminas com frequência.

As lâminas velhas perdem o fio de corte e acabam cortando ou ferindo a pele ao invés de deslizar suavemente. Por isso, é essencial acompanhar o desgaste da lâmina: quando você começa a ter que passar o aparelho de barbear no mesmo lugar várias vezes, é sinal de que chegou a hora de trocar!

Fique de olho no sentido do pelo

Muita gente não sabe, mas um dos principais motivos da irritação na pele depois de se barbear é o uso incorreto da lâmina. Muitos homens têm a impressão de que o barbear fica melhor quando a lâmina é passada no sentido contrário ao crescimento, mas essa é uma visão equivocada.

A lâmina deve ser passada na direção do crescimento dos pelos para evitar que ele encrave. Além disso, passar a lâmina no sentido correto também ajuda a evitar os tão indesejados cortes.

Use um bom produto na pele

Os géis, cremes e espumas de barbear têm uma função: fazer com que a lâmina deslize na sua pele sem machucar ou agarrar. Por isso, eles são fundamentais para quem tem problemas de irritação na pele.

Opte por versões indicadas para peles sensíveis, que possuem princípios ativos para acalmar a pele na hora de barbear. Esses produtos, geralmente, possuem em sua fórmula a erva doce e aloe vera.

Use água morna

Já percebeu que os barbeiros profissionais usam uma toalha quente antes de fazer a barba? Isso é feito para abrir os poros e facilitar o corte dos pelos. Para replicar a técnica em casa, use água morna para lavar o rosto antes de começar a se barbear.

Outra opção é fazer a barba depois do banho quente. Se mesmo assim o problema da irritação persistir, invista em um produto emoliente para passar no rosto antes de se barbear e amolecer os pelos.

Use um produto pós-barba

As loções, géis e cremes pós-barba são feitos para acalmar a pele e minimizar a irritação na região. Aposte em um produto indicado para o seu tipo de pele e passe no rosto depois de se barbear.

Evite de qualquer jeito produtos que contenham álcool em sua fórmula, aliás, esse tipo de substância apenas irá irritar mais a região, trazendo um extremo desconforto.

Aposte na depilação a laser

Quem tem problemas persistentes com a irritação na pele ao se barbear também pode optar pela depilação a laser, que remove os pelos de forma duradoura após algumas sessões e é considerada uma verdadeira arma contra a foliculite e os pelos encravados. Em geral, são necessárias cinco a dez sessões para minimizar ou até mesmo acabar totalmente com o crescimento dos pelos na região depilada.

Com a depilação a laser, as alergias na pele podem acabar sumindo, pois o laser acaba agindo diretamente na raiz do pelo, ao contrário da lâmina, por exemplo, que pode provocar cada vez mais reações por conta do uso contínuo.

Com esses truques simples, ficará bem mais fácil se livrar da irritação na pele após se barbear! Gostou das dicas? Tem outras sugestões? Deixe um comentário!

Lisa

Olá, eu sou a Lisa, assistente virtual da Vialaser e autora desse blog maravilhoso! Quero trazer os conteúdos mais diversos e interessantes sobre o mundo da estética, saúde, beleza e depilação a laser. Se liga nos posts e não deixe de interagir!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments